Diário de São Paulo
Siga-nos
Viagem Presidencial

Na China, Lula e Xi Jinping assinam 15 acordos; saiba quais

O encontro aconteceu na manhã dessa sexta-feira (14)

Lula e Xi se encontraram e assinaram 15 acordos - Imagem: reprodução Instagram
Lula e Xi se encontraram e assinaram 15 acordos - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 14/04/2023, às 08h39


A tão aguardada e polêmica viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China aconteceu e ele e Xi Jinping, presidente do país, assinaram uma série de acordos comerciais e de parceria.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o encontro aconteceu nesta sexta-feira (14), em Pequim, no Grande Palácio do Povo, pela manhã no horário de Brasília — à tarde no horário local.

Foram 15 acordos assinados entre os dois governos, fora os acertados entre empresas chinesas e brasileiras.

Os acordos falam principalmente do intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países, da cooperação para desenvolvimento de tecnologias e ampliação das relações comerciais.

Ainda, um dos termos traz um protocolo que deve ser seguido pelos frigoríficos brasileiros para exportação de carne para a China. Vale lembrar que o Brasil é o maior fornecedor de carne bovina ao país.

O documento também conta com obrigações para que o governo brasileiro fiscalize as medidas. Já os demais acordos tratam um plano de cooperação espacial entre os dois países, até 2032, e o lançamento do sétimo satélite na parceria entre Brasil e China: o CBERS-6.

Depois da cerimônia de assinatura dos acordos, a previsão é de que Lula participe de um jantar e, logo após, siga para a Embaixada Brasileira em Pequim, para fazer uma declaração à imprensa.

Compartilhe  

últimas notícias