Diário de São Paulo
Siga-nos
DEMOCRACIA ABSOLUTA

Ministro do STF se pronuncia sobre declarações de Lula a respeito da Venezuela

Gilmar Mendes destaca a importância de um regime democrático sem abusos de poder

Gilmar Mendes - Imagem: Reprodução | Jorge William / Agência O Globo
Gilmar Mendes - Imagem: Reprodução | Jorge William / Agência O Globo

Marina Roveda Publicado em 03/07/2023, às 09h02


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, utilizou suas redes sociais para rebater as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conceito de democracia. Em uma entrevista concedida à Rádio Gaúcha na última quinta-feira (29), Lulaafirmou que o país vizinho, Venezuela, realizou mais eleições que o Brasil nos últimos anos.

Diante dessas afirmações, Gilmar Mendes ressaltou a importância de compreender o conceito de democracia de forma absoluta. Em uma série de postagens em suas redes sociais, o ministro do STF declarou: "O conceito de democracia não é relativo. Após a superação dos regimes totalitários do século XX, a democracia não pode, seriamente, ser concebida como uma fórmula vazia, apta a aceitar qualquer conteúdo".

Gilmar Mendes continuou suas postagens, fazendo referências diretas às declarações de Lula, embora sem mencionar diretamente o presidente. Ele destacou que um regime político não pode ser considerado democrático quando o chefe do Executivo utiliza o poder militar para subjugar o Congresso e o Judiciário, além de reprimir cidadãos que denunciam abusos ditatoriais.

O ministro enfatizou que a realização de eleições, em um cenário hipotético como esse, não poderia garantir o caráter democrático de um regime político. Segundo ele, cabe aos eleitores não apenas escolher entre governo e oposição, mas referendar a vontade do ditador de plantão.

As declarações de Lula e a resposta de Gilmar Mendes colocaram em evidência o debate sobre o conceito de democracia e a necessidade de compreendê-lo em sua plenitude. O embate entre o presidente e o ministro do STF revela divergências de opiniões sobre o tema e reacende discussões sobre os princípios fundamentais que sustentam a democracia.

É importante ressaltar que a defesa de um conceito absoluto de democracia busca preservar os valores democráticos conquistados ao longo da história, evitando que a democracia seja relativizada e possa ser deturpada por regimes autoritários. Nesse sentido, o debate sobre democracia ganha relevância e estimula reflexões acerca da sua importância na garantia dos direitos e liberdades individuais.

Compartilhe  

últimas notícias