Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Marcos Pontes celebra vitória no Senado por SP: "Espero colocar nossa locomotiva nos trilhos"

Em exclusiva ao Diário de S.Paulo, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia fez uma declaração sobre sua conquista

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes durante votação no último domingo (2) - Imagem: reprodução/Facebook
Ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes durante votação no último domingo (2) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 03/10/2022, às 17h16


O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Astronauta Marcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo neste domingo (2) com 49,68% dos votos válidos, ou 10.714.668 votos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) às 20h33.

O segundo mais votado foi o ex-governador Márcio França (PSB), com 36,27% dos votos válidos, ou 7.822.213 votos.

França liderou as pesquisas de intenção de votos desde o início da campanha. No sábado (1º), aparecia com 43% dos votos válidos no Ipec e com 45% no Datafolha. Já Pontes tinha 31% tanto no Ipec quanto no Datafolha.

Em nenhum momento da campanha, França e Pontes chegaram a travar um duelo pela preferência do eleitor, já que o ex-governador manteve uma distância considerável do ex-ministro da Ciência e Tecnologia. No entanto, Marcos Pontes cresceu bastante nas pesquisas.

Ao Diário de S.Paulo, Pontes afirmou que enfrentou dificuldades para chegar ao resultado final do pleito, mas está com expectativas altas em relação à sua atuação no Senado.

“Passamos por uma eleição difícil, com apenas uma vaga ao Senado e fui o vencedor com mais de 10 milhões de votos em São Paulo”, disse.

“Espero desenvolver mais projetos para o estado de São Paulo, trazer mais desenvolvimento, empregos, qualidade de vida e colocar nossa locomotiva nos trilhos”, completou.

Pontes vai compor o trio de senadores por São Paulo ao lado de Mara Gabrilli, do PSDB, e de Alexandre Giordano, do MDB.

Neste ano, foram eleitos 27 senadores, apenas um por Unidade da Federação. Cada senador tem um mandato de oito anos. O Senado Federal é composto por 81 parlamentares; nas eleições de 2026, cada unidade federativa elegerá dois senadores.

Trajetória

Marcos Pontes nasceu em Bauru, no interior paulista. Ele ganhou notoriedade por ser o primeiro e único astronauta brasileiro a ir para o espaço.

É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA.

Durante 40 anos de carreira, Pontes foi aviador, piloto de caça e seguiu carreira militar, chegando ao posto de tenente-coronel.

Em 2019, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser Ministro da Ciência e Tecnologia, posto em que ficou até março deste ano, quando deixou o governo para disputar as eleições de outubro.

Compartilhe  

últimas notícias