Diário de São Paulo
Siga-nos
Diplomado

Lula será diplomado no TSE nesta segunda; saiba para que serve a cerimônia

O evento será realizado a partir das 14h (horário de Brasília)

Lula será diplomado no TSE nesta segunda; saiba para que serve a cerimônia - Imagem: Tribunal Superior Eleitoral
Lula será diplomado no TSE nesta segunda; saiba para que serve a cerimônia - Imagem: Tribunal Superior Eleitoral

Nathalia Jesus Publicado em 12/12/2022, às 09h20


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), presidente e vice-presidente eleitos, serão diplomados em uma cerimônia do Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira (12), a partir das 14h (horário de Brasília).

A diplomação dos vencedores do pleito oficializa os resultados obtidos nas urnas e marca o fim do processo eleitoral. A cerimônia também é uma condição formal para que o presidente e o vice eleitos possam tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

"Hoje serei diplomado mais uma vez como presidente do Brasil. Última cerimônia antes da nossa posse, no dia 1° de janeiro. Bom dia para todos.", disse Lula em uma rede social na manhã desta segunda-feira.

Segundo o TSE, aproximadamente mil pessoas foram convidadas para acompanhar a diplomação que acontecerá no plenário do órgão federal.

De acordo com a Corte, Lula e Alckmin serão conduzidos ao evento por dois ministros do TSE que serão designados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

A mesa oficial da cerimônia será composta por autoridades dos três poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo.

Como uma solenidade oficial, a cerimônia será conduzida através de uma ordem pré-determinada pelo  TSE.

Inicialmente, o presidente do TSE deve abrir a sessão para que o hino nacional brasileiro seja executado. Após o hino, Lula e Alckmin deverão receber os seus diplomas de presidente e vice eleitos das mãos das autoridades presentes no evento. Em seguida, haverão dois discursos: o primeiro, do presidente eleito e, por último, do presidente do TSE, indicando o fechamento da sessão.

Compartilhe  

últimas notícias