Diário de São Paulo
Siga-nos
RETORNO

Lula pousa em Brasília após avião presidencial enfrentar falha técnica no México

Presidente estava retornando ao Brasil, após participar da cerimônia de posse da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum

Lula pousa em Brasília após avião presidencial enfrentar falha técnica no México - Imagem: Reprodução / Instagram / @lulaoficial
Lula pousa em Brasília após avião presidencial enfrentar falha técnica no México - Imagem: Reprodução / Instagram / @lulaoficial

William Oliveira Publicado em 02/10/2024, às 11h04


Na manhã desta quarta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a Brasília (DF) após um incidente envolvendo o avião presidencial. O pouso ocorreu às 10h12, depois de um imprevisto técnico que forçou a utilização de uma aeronave reserva.

Na ocasião, o líder do executivo estava retornando ao Brasil, após participar da cerimônia de posse da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum. O presidente partiu do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, no México, às 23h40 (horário de Brasília) e, durante a madrugada, realizou uma escala programada na Cidade do Panamá para reabastecimento.

Em comunicado oficial, a Secretaria de Comunicação da Presidência assegurou que "o voo foi tranquilo, sem nenhuma intercorrência". A Força Aérea Brasileira (FAB) não divulgou detalhes específicos sobre a natureza do problema técnico enfrentado pela aeronave.

A aeronave principal, identificada como VC-1, enfrentou problemas técnicos logo após a decolagem, obrigando-a a permanecer em voo por aproximadamente cinco horas antes de retornar ao ponto de partida. Este procedimento incluiu a queima controlada de combustível como medida de segurança. O VC-1 deixou o solo às 17h19 e aterrissou novamente às 22h16, ambos horários de Brasília.

Entre os membros da comitiva presidencial estavam a primeira-dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o economista Gabriel Galípolo, indicado para assumir a presidência do Banco Central (BC).

Veja o momento:

Compartilhe