Diário de São Paulo
Siga-nos
GUERRA

Conflito no sul do Líbano resulta na morte de oito soldados israelenses

Episódio marca as primeiras baixas desde a incursão terrestre de Israel no Líbano, iniciada na semana passada

Conflito no sul do Líbano resulta na morte de oito soldados israelenses - Imagem: Divulgação / Forças de Defesa de Israel
Conflito no sul do Líbano resulta na morte de oito soldados israelenses - Imagem: Divulgação / Forças de Defesa de Israel

William Oliveira Publicado em 02/10/2024, às 13h25


Nesta quarta-feira (2), após um intenso confronto entre as Forças de Defesa de Israel (IDF) e membros do Hezbollah, ocorrido no sul do Líbano, o conflito resultou na morte de oito soldados israelenses. O episódio marca as primeiras baixas desde a incursão terrestre de Israel no Líbano, iniciada na semana passada, como parte da escalada de tensões entre o país e o grupo militante.

O primeiro soldado a ser identificado pelas autoridades israelenses foi Eitan Oster, de 22 anos, membro de uma unidade de elite especializada em combate a guerrilhas. A notícia foi divulgada nas primeiras horas da manhã.

Posteriormente, outras sete mortes foram confirmadas. Após a notificação das famílias, os nomes dos militares falecidos foram oficialmente divulgados:

  • Capitão Harel Etinger, 23 anos, de Eli, comandante de esquadrão na Unidade Egoz da Brigada de Comando;
  • Capitão Itai Ariel Giat, 23 anos, de Shoham, oficial na Unidade Yahalom do Corpo de Engenharia de Combate;
  • Sargento Almken Terefe, 21 anos, de Jerusalém, soldado da Unidade de Reconhecimento Golani da Brigada Golani;
  • Sargento de Primeira Classe Nazaar Itkin, 21 anos, de Kiryat Ata, soldado na Unidade Egoz da Brigada de Comando;
  • Sargento de Primeira Classe Noam Barzilay, 22 anos, de Kokhav Yair Tzur Yigal, soldado na Unidade Egoz da Brigada de Comando;
  • Sargento de Primeira Classe Or Mantzur, 21 anos, de Beit Aryeh-Ofarim, soldado na Unidade Egoz da Brigada de Comando;
  • Sargento Ido Broyer, 21 anos, de Ness Ziona, soldado da Unidade de Reconhecimento Golani da Brigada Golani.

Em comunicado oficial emitido às 11h47 (horário de Brasília), as IDF também informaram que sete soldados ficaram gravemente feridos durante os confrontos e foram imediatamente transportados para hospitais.

Posteriormente, o Hezbollah publicou um vídeo no Telegram às 7h44 (horário de Brasília), alegando mostrar a evacuação dos soldados feridos por helicóptero. O incidente segue um combate direto ocorrido na terça-feira (1) entre tropas israelenses e membros do Hezbollah – o primeiro deste tipo desde o início das hostilidades na Faixa de Gaza.

Compartilhe