Diário de São Paulo
Siga-nos
CONTA DE LUZ

Lula assina MP que promete redução na conta de luz

A MP faz parte das ações de Lula para reduzir o preço de itens básicos para população

A MP faz parte das ações de Lula para reduzir o preço de itens básicos para população - Imagem: Reprodução/Instagram @lulaoficial
A MP faz parte das ações de Lula para reduzir o preço de itens básicos para população - Imagem: Reprodução/Instagram @lulaoficial

Ana Rodrigues Publicado em 10/04/2024, às 07h58


Nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou uma medida provisória (MP) com o objetivo de diminuir as tarifas de energia no país. O texto será publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (10).

De acordo com o Metrópoles, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida vai permitir um "alívio" de 3,5% a 5% na conta de luz das famílias.

O chefe da pasta ainda destacou que o governo busca corrigir empréstimos fechados pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) e que resultaram no aumento da tarifa de energia.

O texto prevê o pagamento dos empréstimos a partir da antecipação do recebimento de recursos relativos ao processo de desestatização da Eletrobras. Sendo assim, o governo projeta a diminuição nos reajustes das tarifas de energia, de, no mínimo, 3,5% até 2026.

Alguém achou uma boa ideia fazer negócios com juros elevadíssimos e jogar o boleto no colo dos brasileiros mais pobres e da classe média, que são os consumidores regulados. Vamos quitar os empréstimos criados pela conta Covid e pela conta da escassez hídrica", afirmou Silveira.

Outro ponto importante da proposta é a adequação dos reajustes na tarifa de energia do Amapá à média dos estados da Região Norte, que é de 9%. Antes, tinha uma expectativa de aumento de até 44% na taxa do estado.

A MP faz parte das ações do governo para baratear o preço de itens de consumo básicos da população, como energia e alimentos.

Na última semana, o chefe do Executivo reuniu-se com Silveira e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para falar sobre alternativas para diminuir o impacto da conta de luz no bolso do consumidor.

Compartilhe  

últimas notícias