Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Haddad revela qual deve ser o prazo do programa para baixar preço de carros populares

A iniciativa do governo federal foi lançada na última quinta-feira (25)

Haddad revela qual deve ser o prazo do programa para baixar preço de carros populares - Imagem: reprodução Instagram @fernandohaddadoficial
Haddad revela qual deve ser o prazo do programa para baixar preço de carros populares - Imagem: reprodução Instagram @fernandohaddadoficial

Jessica Anjos Publicado em 27/05/2023, às 12h07


Fernando Haddaddisse na última sexta-feira (26) que os incentivos anunciados na quinta-feira (25) para a indústria de automóveis serão temporários. Além de baixar o preço dos carros populares, a iniciativa vira apoiar o setor na "transição entre o início do ciclo da queda dos juros e a recuperação do mercado".

Durante entrevista à GloboNews, Haddad confirmou que o incentivo não vai se estender para além deste ano.

"Estamos falando de um programa que pode durar três ou quatro meses, não é estrutural", comentou o ministro da Fazenda

Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), disse na última quinta-feira (25) que a indústria automotiva esperava que os incentivos do governo durassem pelo menos um ano. Se fosse este o caso, o programa poderia impulsionar as vendas dos carros, passando de 200 mil a 300 mil unidades em 12 meses.

Haddad confirmou, à GloboNews, que os detalhes do programa serão apresentados já na próxima semana, antes do prazo apresentado por Lula (PT) que são de 15 dias.

O ministro da Fazenda ainda citou o fechamento de montadoras nos últimos anos, sofreram após a estagnação do mercado de automóveis. Com cortes dos juros, inflação controlada e a melhora no que se espera do futuro econômico do país, Haddad projeta que as vendas devem se recuperar, tornando os estímulos desnecessários a longo prazo. "Tem um hiato que está nos preocupando", disse. 

Quando perguntado sobre a desoneração continuar não atendendo os consumidores de baixa renda, Haddad disse que o governo tem tomado medidas para atender todas as classes, e citou o Bolsa Família como exemplo. "Estamos com foco em todos os problemas herdados e direcionando soluções", afirmou. 

Compartilhe  

últimas notícias