Diário de São Paulo
Siga-nos
Conquista!

Governo Federal garante absorvente grátis à população vulnerável

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (08) pelo presidente Lula durante uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

O Lula anunciou, entre as medidas públicas, o benefício do absorvente grátis à população vulnerável. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
O Lula anunciou, entre as medidas públicas, o benefício do absorvente grátis à população vulnerável. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 08/03/2023, às 18h08


Nesta quarta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, o presidente Lula anunciou uma série de ações que garantem os direitos das mulheres. Entre as medidas, foi assinado o decreto do benefício do absorvente grátis à população vulnerável através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas com o projeto, que possui o investimento previsto em R$ 418 milhões por ano, de acordo com informações do portal do governo (Gov.br). O presidente do Brasil assinou, portanto, o decreto do ''Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual''. 

O Programa alcançará estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social extrema, além de indivíduos em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas. Inclui, também, mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e intersexo. 

''(É necessário) respeito em todos os espaços que elas queiram ocupar, seja no trabalho, em locais públicos, na política ou dentro de suas próprias casas. Respeito que nós lutamos para construir quando governamos este país'', comentou o presidente.

''Respeito que faltou o governo anterior quando optou pela destruição de políticas públicas, cortou recursos orçanamentários essenciais e chegou a estimular, de forma velada, a violência contra as mulheres. Tenho a satisfação de dizer a vocês que finalmente o Brasil voltou'', finalizou. 

Compartilhe  

últimas notícias