Diário de São Paulo
Siga-nos
Palestina

Governo brasileiro parabeniza reconhecimento do estado palestino

O Brasil já havia reconhecido a Palestina em 2010

Mauro Vieira, Ministro de Relações Exteriores - Imagem: Divulgação / Geraldo Magela / Agência Senado
Mauro Vieira, Ministro de Relações Exteriores - Imagem: Divulgação / Geraldo Magela / Agência Senado

Gabriela Thier Publicado em 29/05/2024, às 17h14


Uma nota foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil, saudando a Espanha, a Irlanda e a Noruega pelo reconhecimento da Palestina como estado, que foi anunciado semana passada e oficializado nesta terça (28).

O Itamaraty afirmou que a ação “contribui para responder aos anseios de paz e liberdade daquele povo”, confira a nota:

“O governo brasileiro saúda os anúncios oficiais de Espanha, Irlanda e Noruega, em 28/5, pelos quais reconhecem o Estado da Palestina, somando-se a mais de 140 outros países, dentre os quais, desde 2010, o Brasil. O crescente número de países que reconhecem o Estado da Palestina constitui notável avanço histórico que contribui para responder aos anseios de paz, liberdade e autodeterminação daquele povo.

Ao exortar todos os demais países que ainda não o fizeram a reconhecer a Palestina como um Estado soberano, o Brasil reafirma a defesa da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital".

Compartilhe  

últimas notícias