Diário de São Paulo
Siga-nos
Votação

Eleições 2024: confira todas as datas

As eleições 2024 têm o intuito de que toda a sociedade vá às urnas escolher o próximo prefeito e vereador de cada município

Eleições 2024: confira todas as datas - Imagem: reprodução Twitter I @infoflashbr
Eleições 2024: confira todas as datas - Imagem: reprodução Twitter I @infoflashbr

Milleny Ferreira Publicado em 31/01/2024, às 10h09


Neste ano de 2024, teremos mais uma eleição onde a comunidade vai até as urnascom a responsabilidade de eleger os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos de cada cidade.

A votaçãose inicia no dia 6 de outubro e em caso de necessidade a votação é estendida para o segundo turno que tem previsão para acontecer no dia 26 de outubro. 

Somente em alguns casos acontece o segundo turno, onde apenas dois dos candidatos mais votados seguem disputando o cargo, como nos municípios que possuem mais de 200 mil habitantes eleitores. 

Além de, o candidato atingir a média necessária no primeiro turno, ou seja, obter não só mais votos do que seus concorrentes, mas, atingir mais da metade dos votos válidos (50% mais um voto), de acordo com o portal da CNN Brasil.

Quais são as fases eleitorais? 

  • Janela partidária

É o período disponibilizado para os vereadores que querem se filiar a algum outro partido, sem que perca seu mandato; irá ocorrer entre 7 de março e 5 de abril. 

  • Regularização do título

Todos os eleitores terão até o dia 8 de maio para emitir ou regularizar seu título de eleitor, podendo ser realizado todo o processo virtualmente, no site do Tribunal Superior Eleitoral, ou no aplicativo do e-Título.

  • Propaganda eleitoral 

As propagandas eleitorais partidárias têm previsão para início em 16 de agosto, apenas nessa data, caso seja flagrado algum tipo de campanha com pedidos de votos, o candidato pode receber uma multa.  

  • Horário eleitoral gratuito 

O horário eleitoral gratuito começa a ser exibido no rádio e na TV a partir do dia 30 de agosto e se estende até o dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno da eleição.

Compartilhe  

últimas notícias