Dia 1˚ de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse de seu terceiro mandato como presidente do Brasil

Jessica Anjos Publicado em 31/12/2022, às 10h04
Jair Bolsonaro já está fora do Brasil, chegou nos Estados Unidos na última sexta-feira (30), e seu vice, Hamilton Mourão, se pronunciou e disse que se recusa a passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, permanece a dúvida: quem passará a faixa para Lula no domingo (1)?
De acordo com a colunista do UOL, Carolina Brígido, juristas ligados ao PT explicaram que, em tese, a tarefa ficaria com o próximo na linha sucessória presidencial prevista na Constituição, isso quer dizer que quem passaria a faixa seria Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.
Caso Lira também se recuse, o próximo na fila seria o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Ainda segundo fontes do Partido dos Trabalhadores, não há qualquer complicação jurídica, não se torna um impedimento para a posse a recusa de Bolsonaro e Mourão em passarem a faixa presidencial, o que eles fizeram foi apenas uma quebra de protocolo.
Embora a decisão já tenha sido tomada, a equipe de organização do dia da posse, comandada pela primeira-dama Janja da Silva, pretende manter a escolha de quem passará a faixa presidencial a Lula como surpresa.
O evento acontece neste domingo, dia 1˚ de janeiro. O início da Sessão Solene de Posse Presidencial no Senado acontecerá a partir das 15h (horário de Brasília). A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube na TV Brasil, pela TV Câmara e pela TV Senado. As principais emissoras de televisão do país, com canais abertos e fechados, também devem transmitir ao vivo o evento.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa