Diário de São Paulo
Siga-nos
Crise Diplomática

Após Ortega expulsar embaixador brasileiro, Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua como resposta

Decisão foi tomada nesta manhã após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Após a expulsão de embaixador brasileiro da Nicarágua, Lula decide expulsar a embaixadora como resposta - Imagem: Reprodução / X / @agusantonetti
Após a expulsão de embaixador brasileiro da Nicarágua, Lula decide expulsar a embaixadora como resposta - Imagem: Reprodução / X / @agusantonetti

William Oliveira Publicado em 08/08/2024, às 13h43


Nesta quinta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu. A confirmação foi realizada após uma reunião entre Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A decisão foi tomada após o Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmar que o embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno Souza da Costa, foi expulso do país na noite da última quarta-feira (7), a pedido do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Segundo o MRE, Ortega teria se sentido desprestigiado pelo governo brasileiro, após o representante não ter comparecido à celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista, que ocorreu em Manágua no dia 19 de julho.

Relação conturbada

A relação entre Lula e Ortega já estava se deteriorando desde o final de junho do ano passado, após o Papa Francisco pedir a Lula a liberdade do bispo católico Rolando Álvarez e dos padres sequestrados na Nicarágua.

“Conversei com o papa e ele me pediu que conversasse com Ortega sobre o bispo”, contou Lula em entrevista

Segundo Lula, o presidente da Nicarágua ignorou suas tentativas de contato para solicitar a liberdade dos católicos.

“O dado concreto é que Ortega não me atendeu ao telefone, não quis falar comigo.”, disse Lula
Compartilhe