Diário de São Paulo
Siga-nos
DECISÃO

TCU permite que Lula fique com relógio que recebeu de presente durante primeiro mandato

Decisão do tribunal pode favorecer Bolsonaro sobre joias recebidas de presente da Arábia Saudita

TCU permite que Lula fique com relógio que recebeu de presente durante primeiro mandato - Imagem: Reprodução / PR / Ricardo Stuckert
TCU permite que Lula fique com relógio que recebeu de presente durante primeiro mandato - Imagem: Reprodução / PR / Ricardo Stuckert

William Oliveira Publicado em 08/08/2024, às 11h13


Nesta quarta-feira (7), o Tribunal de Contas da União (TCU), decidiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode permanecer com o relógio de luxo que recebeu de presente em seu primeiro mandato como presidente.

O TCU rejeitou o pedido feito por um parlamentar da oposição para obrigar Lula a devolver o relógio que recebeu de presente, em 2005, do presidente francês da época, Jacques Chirac.

A decisão foi tomada com base no voto do ministro Jorge Oliveira, que afirmou que não existe uma norma clara para o tratamento dos presentes recebidos durante viagens institucionais.

No entanto, após a decisão, o presidente Lula está considerando a possibilidade de devolver o relógio Cartier, uma vez que a Corte abriu uma brecha que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso das joias recebidas de presente da Arábia Saudita.

Lula também vem sendo pressionado pelos seus aliados a devolver o presente e encerrar o assunto de uma vez, mas até o momento, nenhuma decisão foi tomada.

Compartilhe