Diário de São Paulo
Siga-nos
Lamentável

TRISTE - menino de apenas 15 anos machuca o próprio joelho e sofre o pior fim possível

O caso aconteceu na noite da última quarta-feira (08)

Dois dias antes do garoto vir a óbito, ele tinha ido ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), também no DF, depois de ter machucado o joelho jogando futebol - Imagem: reprodução/Metrópoles e Freepik
Dois dias antes do garoto vir a óbito, ele tinha ido ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), também no DF, depois de ter machucado o joelho jogando futebol - Imagem: reprodução/Metrópoles e Freepik

Thais Bueno Publicado em 13/03/2023, às 18h41


Durante a noite da última quarta-feira (08, uma tragédia aconteceu. Um menino, de apenas 15 anos de idade, infelizmente faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia localizada no Distrito Federal (DF).  A vítima foi identificada como sendo o estudante Herbert de Oliveira da Silva.

De acordo com informações iniciais apuradas pelo veículo Metrópoles, dois dias antes do garoto vir a óbito, ele tinha ido ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), também no DF, depois de ter machucado o joelho jogando futebol.

No entanto, a causa da morte não foi a lesão na perna - o jovem morreu após ter tido uma forte reação alérgica aos medicamentos que foram ministrados pela UPA para curá-lo.

Ele havia passado por avaliação médica no HRT na última segunda-feira (06) e os profissionais da saúde deram analgésicos para diminuir a dor do adolescente.

O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e, em nota oficial, revelou que o menino "chegou à unidade de saúde com contusão no joelho e leve escoriação na área".

Também foi informado que ele teria recebido nada mais que um "medicamento padrão para dor", mas não houve nenhuma especificação sobre qual seria o remédio.

Segundo revelado pelo veículo já mencionado acima, durante a manhã da terça-feira (07), porém, a família do garoto afirmou que ele teria tido uma reação alérgica contra a medicação.

"Quando ele acordou, reclamava de dor no peito. Ele estava se coçando. A pele empolou, e ele foi tomar banho para passar", explicou Ana de Oliveira, 48, mãe da vítima.

Mesmo assim, a família decidiu esperar mais um dia para procurar atendimento. Quando a situação ficou insustentável, então, foram para a UPA de Samambaia - nisso, o jovem já estava pior. Ele também estava relatando que tinha algumas dores no tórax, passou mal e vomitou.

Os parentes disseram que, por quanto mais tempo o atendimento acontecia, mais o quadro de saúde de Herbert ficava complicado.

A piora no estado clínico de saúde do menino foi notificada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela administração da UPA da região onde o garoto estava.

"[O quadro] evoluiu para insuficiência respiratória, [com o paciente] necessitando ser submetido a intubação e ventilação mecânica". Infelizmente, uma hora depois dos médicos tentarem todo o possível, ele não resistiu e faleceu.

A certidão de óbito, ao qual o Metrópoles conseguiu acesso detalhado, informou que a causa da morte foi "insuficiência respiratória, choque anafilático e pneumonia". Os pais de Herbert já fizeram um boletim de ocorrência sobre o caso na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte).

O caso segue sob investigação das autoridades responsáveis.

Compartilhe  

últimas notícias