Diário de São Paulo
Siga-nos

Segurança do Metrô de São Paulo dá ‘mata-leão’ em artista de rua

Um segurança do Metrô de São Paulo aplicou um golpe de estrangulamento popularmente conhecido como "mata-leão" durante uma abordagem contra um artista de rua

sao paulo
sao paulo

Redação Publicado em 05/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 22h23


Golpe é proibido no estado de São Paulo em abordagens da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na capital paulista. Em nota, Metrô diz que vai ‘analisar atuação dos seguranças’.

Um segurança do Metrô de São Paulo aplicou um golpe de estrangulamento popularmente conhecido como “mata-leão” durante uma abordagem contra um artista de rua que estava na estação Ana Rosa da Linha 1-Azul, na última segunda-feira (31).

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que outro passageiro pede para que o segurança pare com a ação (assista acima).

“Você vai matar ele! Você vai matar ele!”, grita a pessoa que está gravando a cena. Na sequência, o jovem aparece caído no chão, desacordado.

O artista Kevin Rodrigues, de 23 anos, compartilhou fotos das marcas em seu pescoço após a abordagem e afirmou que vai tomar medidas sobre o caso.

Artista de rua mostra marcas no pescoço após abordagem de segurança do Metrô de São Paulo. — Foto: Reprodução/Instagram

Artista de rua mostra marcas no pescoço após abordagem de segurança do Metrô de São Paulo. — Foto: Reprodução/Instagram

“Escolhi perdoar e já estou 100%. Sem exagero, tô bem mesmo. Não é porque perdoei que vai passar batido. Farei algo a respeito por mim, por nós. Já retomei as atividades, parar nem é opção. #artistanãoébandido”, escreveu no Instagram.

Em vídeo publicado também no Instagram, Rodrigues afirmou que vai até a Delegacia do Metrô para registrar o caso.

O procedimento de imobilização chamado chave cervical foi proibido pela Polícia Militar para abordagens no estado de São Paulo em julho de 2020. A proibição também se aplica para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM) desde setembro do mesmo ano. As medidas foram tomadas após diversos vídeos de violência policial repercutirem nas redes sociais.

Em nota, o Metrô de São Paulo afirmou que vai analisar a atuação dos seguranças.

“O Metrô sempre apoia a cultura e é reconhecido por suas exposições artísticas e musicais, de forma coordenada para não atrapalhar a circulação dos trens e o fluxo de passageiros. As regras de uso do metrô são claras e não é permitido pedir dinheiro aos passageiros. A Companhia vai analisar a atuação dos seguranças, como realiza em todas as abordagens, para verificar a conduta e eventuais necessárias orientações e correções”, diz o comunicado.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias