Docente teria sacado arma branca após alunos avisarem sobre manifestação

Gabrielly Bento Publicado em 03/10/2023, às 15h53
Alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) denunciaram um professor da instituição, após o homem ameaçar os estudantes com uma faca e também usar spray de pimenta contra eles durante uma paralisação que estava sendo realizada no campus da universidade. O decente foi detido na manhã desta terça-feira (3).
De acordo com as informações divulgadas pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), inicialmente o professor, identificado como Rafael de Freitas Leão, já teria ameaçado os alunos enquanto eles avisavam em sala sobre a paralisação.
Os estudantes alegam que o professor estava irritado com a manifestação e que teria começado a gritar com eles. Em seguida, Rafael teria sacado uma faca e os ameaçado.
Posteriormente, é possível ver em um vídeo o momento em que o professor começa a atacar um dos jovens, o aluno Gustavo Bispo, ainda com a faca em sua mão. O estudante tenta desarmar Rafael e logo em seguida dois seguranças da Unicamp chegam para ajudar o garoto.
ABSURDO! O DCE da Unicamp acaba de denunciar um professor do instituto de Matemática que ameaçou dois estudantes com uma faca e com spray de pimenta, por causa da greve! Isso tem que ser apurado com todo rigor, e se comprovado, o professor deve ser imediatamente exonerado! pic.twitter.com/iz17Yak5XQ
— Ivan Valente (@IvanValente) October 3, 2023
Grave!!!
— Monica das Pretas (@MonicaSeixas) October 3, 2023
Na Unicamp em Greve um professor parte pra cima de um estudante com uma FACA em punho.
A segurança interviu.
Todo nosso apoio aos estudantes em greve. Estamos acionando a polícia. pic.twitter.com/Y9NHty6kfZ
“Hoje, no momento em que a Unicamp amanheceu paralisada, ao tentar um diálogo com um professor sobre a paralisação, um professor pegou no meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca para mim, vindo para cima. Graças à correria dos estudantes, a gente conseguiu chamar a segurança do campus. Mas um professor tentou esfaquear um estudante", contou Gustavo, ressaltando que Rafael só não conseguiu acertá-lo pois jogou a mesa contra ele.
Segundo a Folha de SP, o professor e mais dois alunos foram detidos pela polícia e encaminhados para o 1º Distrito Policial de Campinas. Ele foi autuado em flagrante por ameaça e porte ilegal de arma branca.
Ver essa foto no Instagram
Através de um comunicado, a Reitoria da Unicamp ressaltou que repudia "os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo". E que "a conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis."
"Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos".
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo