Diário de São Paulo
Siga-nos
Urgente

GRAVE: Professor da Unicamp ameaça estudantes com faca durante paralisação; vídeo

Docente teria sacado arma branca após alunos avisarem sobre manifestação

Professor da Unicamp ameaça estudantes com faca durante paralisação - Imagem: Reprodução/ Instagram @dceunicamp
Professor da Unicamp ameaça estudantes com faca durante paralisação - Imagem: Reprodução/ Instagram @dceunicamp

Gabrielly Bento Publicado em 03/10/2023, às 15h53


Alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) denunciaram um professor da instituição, após o homem ameaçar os estudantes com uma faca e também usar spray de pimenta contra eles durante uma paralisação que estava sendo realizada no campus da universidade. O decente foi detido na manhã desta terça-feira (3).

De acordo com as informações divulgadas pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), inicialmente o professor, identificado como Rafael de Freitas Leão, já teria ameaçado os alunos enquanto eles avisavam em sala sobre a paralisação.

Os estudantes alegam que o professor estava irritado com a manifestação e que teria começado a gritar com eles. Em seguida, Rafael teria sacado uma faca e os ameaçado.

Posteriormente, é possível ver em um vídeo o momento em que o professor começa a atacar um dos jovens, o aluno Gustavo Bispo, ainda com a faca em sua mão. O estudante tenta desarmar Rafael e logo em seguida dois seguranças da Unicamp chegam para ajudar o garoto.

“Hoje, no momento em que a Unicamp amanheceu paralisada, ao tentar um diálogo com um professor sobre a paralisação, um professor pegou no meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca para mim, vindo para cima. Graças à correria dos estudantes, a gente conseguiu chamar a segurança do campus. Mas um professor tentou esfaquear um estudante", contou Gustavo, ressaltando que Rafael só não conseguiu acertá-lo pois jogou a mesa contra ele.

Segundo a Folha de SP, o professor e mais dois alunos foram detidos pela polícia e encaminhados para o 1º Distrito Policial de Campinas. Ele foi autuado em flagrante por ameaça e porte ilegal de arma branca.

Através de um comunicado, a Reitoria da Unicamp ressaltou que repudia "os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo". E que "a conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis."

"Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos".

Compartilhe  

últimas notícias