Diário de São Paulo
Siga-nos
Falta de auxílio

Passageira cega cai no trilho do Metrô e fica embaixo de trem em SP

Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (1), por volta das 8h30 na Linha Verde

Passageira cega cai no trilho do Metrô e fica embaixo de trem em SP - imagem: Freepik
Passageira cega cai no trilho do Metrô e fica embaixo de trem em SP - imagem: Freepik

Fernanda Viana Publicado em 02/09/2022, às 14h04


Uma passageira com cegueira total caiu nos trilhos da Estação Trianon-Masp, na Linha Verde do Metrô em São Paulo, nesta quinta-feira (1).

Magda Paiva, de 45 anos, contou à Band que chegou a se abaixar para ficar entre o trem e o chão ao ser avisada que o veículo se aproximava.

Ao ser alertada da possibilidade de ser eletrocutada, ela ficou uns minutos estática embaixo do trem até todo o circuito elétrico ser desligado.

Cerca de 30 minutos depois, a mulher foi resgatada pela equipe do metrô e encaminhada ao Hospital das Clínicas, onde ficou internada por 24 horas e teve alta nesta manhã de sexta-feira (2).

Magda conta que avisou duas estações antes que precisaria de ajuda dos funcionários do Metrô, mas que não havia niguém para recebê-la - procedimento padrão em caso de desembarque - ao chegar em seu ponto. Por conta própria, ela decidiu buscar a escada rolante, quando se perdeu e caiu no fosso.

“A minha reação foi tentar subir, mas estava muito alto. Alguns passageiros, então, gritaram pedindo para eu abaixar porque o trem estava vindo. Foi aí que percebi que estava no fosso, pois, até então, eu não sabia onde estava. Rapidamente, me agachei. Em seguida o trem passou e ficou sobre mim”, relatou Magda à Band.

Ela lamenta a falta de estrutura do sistema para pessoas com deficiências e cita a necessidade de instalação de portas de segurança em todo o complexo do Metrô, que já existem nas linhas Amarela e Lilás.

“Além das portas de segurança, que previne acidente até mesmo para quem não é cego, o Metrô precisa contratar mais pessoas para esse tipo de atendimento”, reivindicou Magda na entrevista.

Agora, a assessora parlamentar irá fazer um boletim de ocorrência contra o Metrô de São Paulo.

O Metrô de São Paulo reconheceu falha na recepção da passageira, afirmando em nota oficial ter punido o funcionário responsável pelo atendimento de Magda.

"O Metrô puniu o funcionáro que falhou no atendimento à passageira que caiu na via na última quinta-feira (1) na Estação Trianon, O Metrô atende 2 mil Pessoas com Deficiência (PCD) todos os dias, conta com estações acessíveis, já foi premiado por seu relacionamento com esse público e não admite qualquer desvio do protocolo de auxílio aos PCDs."

"A operação do Metrô cnta com 3,4 mil funcionários. Esse quadro é projetado para atender a demanda diária de passageiros que era de 3,7 milhões de passageiros antes da pandemia".

Compartilhe  

últimas notícias