Autotestes podem ser feitos em casa ou na estação

Agência Brasil Publicado em 25/08/2022, às 15h23
Quem passa hoje (25) pela estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, pode participar, até as 15h, da campanha de orientação e prevenção contra o HIVe outras infecções sexualmente transmissíveis. A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. Além da orientação de profissionais da saúde sobre a doença, também são distribuídos gratuitamente autotestes de HIV/aids, preservativos externos, internos e géis lubrificantes. 

Os autotestes podem ser feitos em cabines, na própria estação, com acompanhamento dos profissionais da saúde. Outra opção é levar o teste para fazer em um local de preferência, como em casa, por exemplo.
No autoteste para HIV, a pessoa coleta a própria amostra (fluído oral ou sangue) e, em seguida, faz o teste e interpreta o resultado. Todas as orientações para a correta realização dos procedimentos são repassadas pelos profissionais de saúde na estação.
Promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento - Programa Estadual de IST Aids de São Paulo, a ação nas estações do Metrô tem contribuído para o esclarecimento da população e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A parceria atendeu 5.485 pessoas até julho deste ano.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema