Diário de São Paulo
Siga-nos
Urgente

Milhares de peixes aparecem mortos no RJ; entenda o que pode ter acontecido

Os moradores denunciaram o caso e relataram estar preocupados com a alta mortandade

Milhares de peixes aparecem mortos no RJ; entenda o que pode ter acontecido - Imagem: reprodução Márcia Foletto via O Globo
Milhares de peixes aparecem mortos no RJ; entenda o que pode ter acontecido - Imagem: reprodução Márcia Foletto via O Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 13/01/2023, às 14h26


Na manhã desta sexta-feira (13), milhares de peixes apareceram mortos no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Moradores estão preocupados com a mortandade de peixes, que está voltando a acontecer. Eles dizem que a poluição é o maior problema do sistema lagunar da região.

As altas temperaturas do verão contribuem para a decomposição do esgoto nas águas, o que "rouba" o oxigênio, provocando asfixia dos peixes. A época de maré alta ainda contribui para dificultar o escoamento.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), ao chegarem no local, os técnicos encontraram muito lixo, tanto na água quanto na areia da praia. Além disso, foi verificada uma "quantidade considerável de peixes mortos da mesma espécie, sardinha 'boca-torta'". Segundo nota da secretaria, tal peixe tem baixo valor comercial e poderia ser descartado por barcos comerciais pesqueiros.

De acordo com o UOL, mesmo com a suspeita de descarte, técnicos recolheram amostras da água. Os resultados devem sair em cinco dias, mas a vistoria alega que nenhuma anormalidade visual na água foi constatada, além do lixo flutuante. A secretaria ainda diz que a retirada dos dejetos é de responsabilidade da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Compartilhe  

últimas notícias