Diário de São Paulo
Siga-nos
RACISMO

Idoso evangélico se nega a ser atendido por delegado negro e é preso por racismo

O senhor de 69 anos foi até o local para registrar um boletim de ocorrência

Idoso se recusa a ser atendido por delegado negro - Imagem: reprodução Twitter @choquei
Idoso se recusa a ser atendido por delegado negro - Imagem: reprodução Twitter @choquei

Manoela Cardozo Publicado em 06/01/2023, às 10h10


Na última terça-feira (03), um idoso de 69 anos foi preso por racismo cometido dentro da Delegacia de Polícia Civil da 2ª Regional, em Rio Branco (AC), depois de se negar a ser atendido por um delegado negro.

De acordo com o informado pelo G1, Raimundo Ruffino foi até a DP para registrar um boletim de ocorrência contra uma vizinha e foi recebido pelo delegado Samuel Mendes.

Neste momento, o idoso rejeitou prosseguir com a demanda e disse ainda que só aceitaria ser atendido por um delegado branco.

"Pedi para ele me acompanhar e, quando foi pra entrar no gabinete, ele parou, olhou para dentro e perguntou: 'Mas cadê o delegado?'. Eu falei que era o delegado e iria prestar o atendimento. Ele disse: 'Não, quero um delegado branco'. Falei que eu era o delegado que fazia o atendimento ali, mas ele repetiu: 'Não, quero ser atendido por um delegado branco'. Não entrou no gabinete e ficou parado na porta', explicou Mendes.

O delegado detalhou ainda que, após a ordem de prisão, o idoso tentou fugir da situação e alegar que não se lembrava do que havia dito.

"Ele disse que não era bem assim, que não quis me destratar e nem desconsiderar ninguém, que é até evangélico e não destrata nenhuma pessoa. Eu sai por alguns minutos da sala e depois fizemos todos os procedimentos", afirmou.

Ainda assim, o homem foi conduzido até a Delegacia de Flagrantes e autuado pelo crime de racismo, previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.

Compartilhe  

últimas notícias