Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste

Idosa de 66 anos morre durante transferência de hospital por erro da ambulância; entenda

O infeliz caso aconteceu na última terça-feira (27)

Ivonete estava internada em estado grave na Policlínica do Parque Ipê pois tinha sofrido um infarto agudo do miocárdio - Imagem: reprodução/Flickr
Ivonete estava internada em estado grave na Policlínica do Parque Ipê pois tinha sofrido um infarto agudo do miocárdio - Imagem: reprodução/Flickr

Thais Bueno Publicado em 28/12/2022, às 15h23


Na última terça-feira (27), em Feira de Santana, cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador, capital do estado da Bahia, uma idosa, de 66 anos de idade, veio a felecer após um erro que aconteceu em uma das ambulâncias que a transfeririam para outra unidade de saúde.

O veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que faria o translado da paciente, identificada como Ivonete Santos Nascimento, simplesmente quebrou no momento em que a mudança seria realizada.

Por conta do problema com a ambulância, a senhora teve que voltar para a unidade de saúde de onde estava sendo transferida e infelizmente faleceu depois de sofrer uma nova parada cardíaca.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) lamentou o ocorrido durante a transferência. Ivonete estava internada em estado grave na Policlínica do Parque Ipê pois tinha sofrido um infarto agudo do miocárdio.

Ela tinha dado entrada na unidade de saúde na manhã da última terça-feira (27). Foi chamada a UTI Móvel do SAMU para fazer o translado da paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Segundo informações do SAMU para o G1, o quadro era instável e ela estava com a pressão baixa.

Próximo ao horário das 11h35, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegaram ao local. Os profissionais de saúde foram capazes de estabilizar o quadro clínico da mulher até às 12h30, horário em que Ivoenete foi levada para a ambulância.

No entanto, assim que o veículo saiu, o motorista percebeu que havia algo errado, já que começou a apresentar problemas. Conforme explicado por ele, a ambulância perdia força na partida.

Devido ao defeito, uma outra UTI Móvel foi acionada para realizar a transferência. A paciente, por sua vez, teve de ser direcionada novamente para a unidade de saúde - foi quando teve uma nova parada cardíaca.

A equipe médica ainda conseguiu fazer com que ela sobrevivesse naquele momento, mas, em seguida, ela teve outra parada, e infelizmente não resistiu.

O SAMU de Feira de Santana teria dito que as ambulâncias são revisadas periodicamente. Ainda afirmou que a UTI Móvel que apresentou problema é um veículo do ano de 2017, ou seja, tem cinco anos de uso.

O órgão explicou que irá apurar a causa do problema mecânico do transporte.

Compartilhe  

últimas notícias