Investidores buscam justiça após desaparecimento da Bybot e de seu CEO, Gustavo Diniz, no turbulento mercado de criptomoedas

Marina Roveda Publicado em 30/08/2023, às 08h21
Após os significativos prejuízos causados pela plataforma financeira Bybot, centenas de investidores que sofreram grandes perdas estão se mobilizando para tentar localizar o principal executivo da empresa, Gustavo de Macedo Diniz, conhecido como "Engomadinho do Bitcoin". Além dele, dois membros da equipe da Bybot também estão sendo procurados pela facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV). Acredita-se que essa facção tenha investido na compra de moedas virtuais como parte de uma estratégia para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Imagens de dois operadores da Bybot, que estavam envolvidos diretamente com os clientes da plataforma antes de sua desativação, começaram a circular em grupos de WhatsApp. Segundo os relatos, a facção criminosa CV está oferecendo uma recompensa de R$ 15 mil por qualquer informação que leve à localização dos dois traders. É importante notar que o comunicado da facção ressalta que não deve ocorrer violência física contra os funcionários da empresa. "Não matem."
O uso de moedas digitais para a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas tem crescido consideravelmente, com um aumento de 68% na movimentação de criptomoedas em atividades ilícitas entre 2021 e 2022, totalizando US$ 23,8 bilhões. Esses dados foram divulgados pela Chainalysis, uma empresa especializada em análise de dados do mercado de criptomoedas.
O golpe aplicado pela Bybot resultou em um prejuízo estimado de quase R$ 70 milhões e causou uma grande agitação no mercado de moedas virtuais. A plataforma, que gerenciava diversos criptoativos de investidores em diferentes países, simplesmente desapareceu, levando consigo o dinheiro de seus clientes. As autoridades policiais registraram numerosas ocorrências em São Paulo, e as vítimas se estendem por diversos estados do Brasil, além do Distrito Federal.
O principal executivo da Bybot, Gustavo de Macedo Diniz, de 27 anos, eliminou suas redes sociais, cortou os canais de comunicação e bloqueou saques na plataforma. Desde a última sexta-feira (25/8), os investidores não conseguem retirar os fundos depositados em suas carteiras. Anteriormente ativo nas redes sociais e frequentemente realizando transmissões ao vivo, Gustavo, apelidado de "Engomadinho do Bitcoin", alegadamente fugiu do país em direção à Ásia.
Com sua eloquência, simpatia e aparente confiabilidade, o administrador da plataforma costumava gravar vídeos para seus seguidores, demonstrando que o negócio era seguro e legalizado. A Bybot atuava principalmente no mercado de arbitragem de criptoativos, uma estratégia que envolve a negociação de ativos a preços diferentes em plataformasdistintas, buscando lucrar com as variações de preço. A diferença entre os preços de compra e venda era a margem de lucro dos investidores.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

Tráfego Pago vs. Orgânico: Quando vale a pena investir dinheiro em anúncios?

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso