Diário de São Paulo
Siga-nos
Distrito Federal

Detidos, veja para onde bolsonaristas que ocupavam QG do Exército foram levados

PM e Exército fizeram operação para desobstruir espaço, nesta segunda-feira (9), após decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes

Detidos, veja para onde bolsonaristas que ocupavam QG do Exército foram levados - Imagem: reprodução g1
Detidos, veja para onde bolsonaristas que ocupavam QG do Exército foram levados - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 09/01/2023, às 18h03


Cerca de 1,2 mil bolsonaristas que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, foram levados para o ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, na tarde desta segunda-feira (9). O grupo foi detido durante o desmonte do acampamento, em operação realizada pela Polícia Militar (PMDF) e o Exército, pela manhã.

Segundo o ministro de Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, ocorreram 209 prisões em flagrante após atos terroristas na Praça dos Três Poderes no último domingo (8). Outras 1, 2 mil pessoas foram detidas e estão sendo ouvidas por 50 equipes da Polícia Judiciária Federal.

A ação cumpriu decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a tomada de medidas para acabar com acampamentos golpistas após atos terroristas com invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Um vídeo que circula pelas redes sociais, mostra os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esperando pelo processo de triagem em ginásio da corporação. Assista abaixo:

Os bolsonaristas que estavam no acampamento nesta segunda ocuparam mais de 50 ônibus e, inicialmente, foram levados para a Superintendência da PF. No começo da tarde, foram encaminhados ao ginásio, onde formaram uma longa fila e passam por triagem (veja vídeo acima).

Assim que desceram dos ônibus, os bolsonaristas e os pertences deles foram revistados. Nas imagens, é possível ver alguns carregando malas, e outros sentados dentro do local esportivo.

Decisão de Alexandre de Moraes

De acordo com o g1, a decisão de desmontar o acampamento de Moraes foi tomada após os ataques terroristas às sedes dos três poderes, no domingo. Os criminosos estavam reunidos no acampamento antes dos atos. Pouco depois das 9h desta segunda, participantes começaram a ser retirados do local, em cerca de 40 ônibus.

Segundo a decisão de Alexandre de Moraes que determinou o desmonte do acampamento, a operação deveria ser realizada pelas Polícias Militares dos Estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário. A decisão deveria ser efetivada e auxiliada tanto pelo governador do DF quanto pelo comandante militar do QG.

Compartilhe  

últimas notícias