Diário de São Paulo
Siga-nos

Boletins de ocorrência por roubo de celular crescem 13% em 2021 na cidade de SP

O número de boletins de ocorrência por roubos de celulares na capital paulista cresceu 13,1% em 2021 em relação a 2019, de acordo com a Secretaria de

Boletins de ocorrência por roubo de celular crescem 13% em 2021 na cidade de SP
Boletins de ocorrência por roubo de celular crescem 13% em 2021 na cidade de SP

Redação Publicado em 20/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h59


O número de boletins de ocorrência por roubos de celulares na capital paulista cresceu 13,1% em 2021 em relação a 2019, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A alta foi de 4,5% se comparados os anos de 2019 e 2020.

Foram 68.056 casos em 2020 e 77.017 mil no ano passado. Em 2019, foram 65 mil casos.

A família da vendedora Ana Paula Caldas Madeira, da Zona Leste, perdeu um celular e um carro no mesmo dia, em cerca de 15 minutos. Ela visitava uma amiga, em Itaquera.

“Tocou meu celular de um número desconhecido. Eu atendi. Quando eu atendi, era meu marido para me avisar que ele pegou um telefone em uma lanchonete para me avisar que ele tinha acabado de ser assaltado no Tatuapé.”

Ana, então, avisou a amiga que estava indo embora. Quando o marido da amiga foi abrir o portão para ela sair, o carro dela não estava mais lá.

O Rafael Alcadipani, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, explica que os celulares atraem os criminosos porque são cada vez mais caros e mais úteis.

“Quando o criminoso rouba um celular desse ou furta um celular e vende isso no mercado ilegal, ele acaba alferindo lucros maiores, inclusive, às vezes, do que vender uma moto ou um carro roubado”, afirma.

“Assim como você vê muitos celulares que acabam sendo utilizados também para fazer outros crimes contra as pessoas, como acessar o seus dados bancários.”

Zona Sul

Na Zona Sul da capital, os casos de roubos de celular mais frequentes são os feitos por motociclistas. A administradora de empresas Carla Katayama enviou para o SP1 vários vídeos parecidos gravados por câmeras de segurança da região.

“De uns dois a três meses atrás, frequentemente, vem tendo assalto aqui. Os motoqueiros, às vezes, muitos com garupa, às vezes com aquelas mochilas de entrega de comida… E o foco sempre é celular, celular e celular.”

“Isso acontece sempre por volta de 5h45, 6h, que eles sabem que é a hora que o pessoal está chegando para fazer as suas caminhadas, as suas atividades. À tarde também. Por volta de 17h, 18h, e à noitinha, 21h, 21h30 da noite. Isso frequentemente”, afirma.

Um condomínio perto do prédio dela divulgou um comunicado na quarta-feira (13) informando que contratou reforço para a segurança do bairro. O texto também incentiva os moradores a registrarem boletins de ocorrência para ajudar nas investigações.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que reforçou o policiamento e as investigações nas áreas citadas pela reportagem.

De acordo com a pasta, a Polícia Civil tem feito operações chamadas “mobile”, que, de janeiro a novembro, resultaram em 15,5 mil apreensões de celulares usados e 484 presos em flagrante. Por fim, lembrou da importância das vítimas registrarem boletins de ocorrência.

.
.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias