Diário de São Paulo
Siga-nos
Levantamento

Atlas da Violência: abusos sexuais são mais frequente entre meninas de 10 a 14 anos

A pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) constatou que o país sofre de uma "epidemia" de abusos sexuais

Atlas da Violência: abusos sexuais são mais frequente entre meninas de 10 a 14 anos - Imagem: Reprodução Pexels
Atlas da Violência: abusos sexuais são mais frequente entre meninas de 10 a 14 anos - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 18/06/2024, às 15h35


Os resultados da última pesquisa realizada pelo Atlas da Violência constataram que as maiores vítimas de violência sexual no Brasil são meninas de 10 a 14 anos.

Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), ainda nesta terça-feira (18).

Ainda segundo o levantamento feito, foi identificado que existe uma “epidemia” de violência sexual contra crianças no país.

De acordo com o portal da CNN Brasil, no ano de 2022, a violência sexual alcançou 49,6% das meninas nessa faixa etária no país. 

Todos os números identificados foram colhidos nos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. 

Os dados do Atlas da Violência nos mostram que as mulheres brasileiras estão expostas à violência do nascimento ao final de suas vidas”, explica Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os resultados obtidos no Atlas da Violência apontam que principalmente a partir dos 15 anos, a violência física passa a ser o tipo mais comum sofrido pelas mulheres.

  • 15 a 19 anos — 35,1% dos casos de violência;
  • 20 a 24 anos — 49% dos casos de violência;
  • 25 a 59 anos — 40% dos casos de violência.
Compartilhe  

últimas notícias