Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança

ALERTA AMBER NO BRASIL: saiba como programa é essencial na busca de crianças desaparecidas

A parceria do Ministério da Justiça com a Meta é inédita no país

ALERTA AMBER NO BRASIL: saiba como programa é essencial na busca de crianças desaparecidas - Imagem: reprodução Twitter
ALERTA AMBER NO BRASIL: saiba como programa é essencial na busca de crianças desaparecidas - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 13/10/2023, às 12h00 - Atualizado às 12h59


No dia 30 de agosto, o Governo Federal lançou o programa 'Alerta Amber', amplamente reconhecido em 30 países como um instrumento de auxílio na localização de crianças e adolescentes desaparecidos ou vítimas de sequestro.

Conforme informações da CNN Brasil, essa iniciativa é resultado de uma colaboração entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Meta, a empresa controladora do Facebook e do Instagram.

Ambas as redes sociais serão utilizadas para emitir alertas aos seus usuários, fornecendo informações sobre a pessoa desaparecida, juntamente com uma foto, dentro de um raio de 160 quilômetros do local do boletim de ocorrência. Esses alertas serão direcionados especialmente para casos em que a vida ou integridade física da criança estejam em risco.

De acordo com o ministro Flávio Dino, as autoridades policiais estaduais serão responsáveis por relatar os casos ao Ministério, que, por sua vez, acionará as plataformas para divulgar os alertas na página inicial dos usuários.

Inicialmente, o programa será implementado de forma imediata em Minas Gerais, no Distrito Federal e no Ceará. O governo planeja expandir a adesão a outros estados a partir de janeiro do próximo ano e também está considerando estender a parceria para outras redes sociais, como WhatsApp, Google e Telegram.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), entre janeiro e julho deste ano, houve o desaparecimento de 42.272 crianças e adolescentes, dos quais 26.292 já foram localizados.

É importante destacar que a colaboração entre o governo e as redes sociais tem como objetivo agilizar as buscas e a resolução desses casos, oferecendo uma ferramenta poderosa para a proteção e segurança das crianças desaparecidas.

Compartilhe  

últimas notícias