Diário de São Paulo
Siga-nos
Coronavírus

São Paulo registra 1º caso da variante arcturus da Covid-19

A nova subvariante provoca irritação nos olhos, tosse seca e febre

URGENTE - São Paulo registra 1º caso da variante arcturus da Covid-19 - Imagem: reprodução Canva
URGENTE - São Paulo registra 1º caso da variante arcturus da Covid-19 - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 02/05/2023, às 10h07


Na última segunda-feira (01) a prefeitura da cidade de São Paulo confirmou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, também conhecida como arcturus. O caso foi descoberto pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e havia sido notificado na última sexta-feira (28).

O paciente é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades, que apresentou os sintomas de síndrome gripal e febre no último dia 7 de abril, e possui o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Ele foi encaminhado para atendimento em um hospital privado da capital e teve alta médica na última quinta-feira (27).

A variante está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma variante de interesse, que até o momento não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade de São Paulo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, irritação nos olhos, parecidos com conjuntivite, tosse seca e episódios febris, estão entre os principais sintomas causados pela nova variante.

"A SMS reforça a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19, inclusive com a Pfizer bivalente, para se proteger contra formas graves da doença", afirmou a Secretaria Municipal, em nota ao g1.

Compartilhe  

últimas notícias