Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Alerta OMS: crise biológica no Sudão pode virar epidemia

O país africano está passando por confrontos que deixaram serviços essenciais fechados e, mesmo nesse cenário, as doenças não param

A OMS disse que em Cartum, capital do Sudão, ''há uma chance alta de risco biológico''. - Imagem: reprodução I Freepik
A OMS disse que em Cartum, capital do Sudão, ''há uma chance alta de risco biológico''. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 26/04/2023, às 17h52


Nesta terça-feira (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que em Cartum, capital do Sudão, ''há uma chance alta de risco biológico'' por causa de conflitos no país com início neste mês de abril. 

A realidade atual é que um exército paramilitar de Forças de Apoio Rápido (RSF) entraram em confronto com forças do governo. Com isso, mais de 5 mil pessoas morreram e outras ficaram feridas.

Nesse cenário, serviços essenciais foram paralisados, como hospitais e mercados. As pessoas de Cartum, trancada dentro de suas residências, temem a falta de remédios e suprimentos alimentícios. 

Com os laboratórios especilizados sendo invadidos, o escritório humanitário das Nações Unidas (OCHA) parou forçadamente as atividades no país.

Mesmo assim, as doenças não param e tampouco deixam de se espalhar. Um laboratório da região foi apreendido no combate, contendo ''patógenos de sarampo e cólera e outros materiais perigosos'', conforme informações do portal G1

Foi então que o risco de uma crise biológica foi detectada. Com a falta de acesso aos remédios, as unidades de saúde fechadas e vacinas não sendo criadas, o maior risco é uma epidemia.

O aumento de número de caso de doenças não dá trégua, mas, sem medicamentos e unidades de saúde, a tendência é que uma crise humanitária seja formada e, se espalhada, pode trazer uma preocupação ainda maior. 

Compartilhe  

últimas notícias