Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

São Paulo amplia vacinação bivalente contra Covid para todos acima de 18 anos

Cerca de 97 milhões de brasileiros já podem ser vacinados

São Paulo amplia vacinação bivalente contra Covid para todos acima de 18 anos - Imagem: reprodução Pixaby -  LuAnn Hunt
São Paulo amplia vacinação bivalente contra Covid para todos acima de 18 anos - Imagem: reprodução Pixaby - LuAnn Hunt

Vitória Tedeschi Publicado em 25/04/2023, às 15h15


A secretaria de Saúde de São Paulo divulgou que os municípios paulistas podem começar a aplicar a vacina bivalente da Pfizer contra covid em maiores de 18 anos na próxima quarta-feira (26).

De acordo com o UOL, serão distribuídas 600 mil doses da vacina bivalente aos 645 municípios de SP de forma proporcional, assim, o governo de SP recomenda que a vacinação seja ampliada de forma escalonada para evitar o desabastecimento.

Mesmo com a liberação, o Ministério não enviou as doses destinadas a esse público que, em todo o Estado, é de cerca de 23 milhões de pessoas. A pasta já solicitou novas doses ao MS", diz a nota.

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem "o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país".

Entenda para que serve a vacina bivalente

Brasil inicia vacinação bivalente de Covid em 1 mês - Imagem: reprodução Freepik
Brasil inicia vacinação bivalente de Covid em 1 mês / Imagem: reprodução Freepik

No início do ano, em janeiro, o Ministério da Saúde divulgou, durante a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o plano de vacinação contra Covid-19 para 2023.

Desde a primeira etapa, que começou em 27 de fevereiro, as primeiras pessoas dos grupos selecionados foram vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer, agora, todos maiores de 18 anos já podem se proteger.

Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Compartilhe  

últimas notícias