Diário de São Paulo
Siga-nos
Fortes chuvas

Tempestades e intenso calor em novembro espalham caos por São Paulo; entenda

Os últimos acontecimentos de novembro deixaram mortos, feridos, desabrigados e diversos prejuízos

Tempestades e intenso calor em novembro espalham um caos pela região; entenda - Imagem: reprodução Twitter I @panisset_de
Tempestades e intenso calor em novembro espalham um caos pela região; entenda - Imagem: reprodução Twitter I @panisset_de

Milleny Ferreira Publicado em 21/11/2023, às 10h41


Os últimos acontecimentos climáticos deixaram mortos, feridos, desabrigados e prejuízos em várias regiões do Brasil durante o mês de novembro, em que cidades ficaram embaixo d’água e estruturas foram destruídas pelos fortes ventos e temporais registrados.

Rio de Janeiro:

No Rio de Janeiro chegou a ser registrado a sensação térmica de até 58,5 ºC durante a parte da manhã de terça-feira (14), em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, essa foi a maior sensação térmica desde 2014, quando o órgão começou a fazer a medição.

 Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio será a capital mais quente do país, podendo bater recorde de dia mais quente do ano, estabelecido na última quinta-feira (16).

De acordo com a CNN Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 22 atendimentos médicos causados ao calor extremo no último final de semana, o equivalente a um caso a cada duas horas, na rede de urgência e emergência da cidade.

Desse total, quatro casos foram de queimaduras de segundo grau decorrentes do uso de bronzeadores. Os demais foram problemas relacionados à doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, com o calor.

Minas Gerais:

A cidade do interior de Minas Gerais, localizada no Vale do Jequitinhonha, com pouco mais de trinta mil habitantes, teve neste último domingo (19), a temperatura de 44,8ºC.

Passando a ser a temperatura mais alta registrada, já que segundo o Inmet, a maior temperatura no país tinha sido de 44,7°C em Bom Jesus (PI), em 2005.

Também na semana passada,no final da tarde de quarta-feira (15) foi registrada a 1ª morte em razão das chuvas no estado, que ocorreu um acidente no trecho da rodovia MG-44. Que infelizmente fez com que o pedreiro Welerson dos Santos, de 59 anos, morresse depois que a estrutura do barracão onde trabalhava se soltou e caiu.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a estrutura foi arrancada durante uma chuva acompanhada de um vendaval.

As cidades de Guaxupé, Santa Rita das Caldas, Juiz de Fora e São João Del Rey também registraram alagamentos, quedas de árvores e outros danos por conta das chuvas.

O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo, para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia que devem atingir 61 municípios mineiros, entre segunda-feira (20) e esta terça-feira (21). A previsão é para ventos intensos de 60-100 km/h e queda de granizo.

De acordo com o órgão, há risco de corte de energia, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos. As áreas afetadas são do Triângulo.

São Paulo:

O temporal que atingiu o estado de São Paulo na tarde de sexta-feira (3) foi marcado por fortes chuvas e ventos que alcançaram 103,7 km/h sendo o mais forte que ocorreu durante todo esse período e os seus estragos não foram 100% reparados e resolvidos ainda.

Segundo Roberto Farina, capitão da Defesa Civil de São Paulo, medições preliminares apontam que, em Santos, no litoral sul, os ventos podem ter chegado a mais de 150 km/h sendo esse um índice ainda não é oficial porque a metodologia exige duas medições e a segunda ainda não foi finalizada

Por todo o estado, pelo menos 30 municípios relataram que tiveram quedas de árvores causadas pela ventania.

O número de mortos após as fortes chuvas no estado subiu para 7 até domingo (5), de acordo com a Defesa Civil. As mortes foram registradas em São Paulo (2), Osasco (1), Santo André (1), Limeira (1), Suzano (1) e Ilhabela (1).

As regiões mais afetadas foram as zonas sul e oeste da cidade, segundo a Enel, que é a concessionária responsável pela distribuição de energia em São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias