Diário de São Paulo
Siga-nos
Chuva forte

São Paulo enfrenta mais um temporal com falta de energia e Enel emite comunicado

Temporal atinge São Paulo e espalha um caos pela cidade com granizo, transbordamento de córregos e falta de energia

São Paulo enfrenta mais um temporal com falta de energia e Enel emite comunicado - Imagem: Reprodução Pexels
São Paulo enfrenta mais um temporal com falta de energia e Enel emite comunicado - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 16/11/2023, às 09h49


Nesta quarta-feira (15), a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção quando um forte temporal, com rajadas de vento de 55 km/h, atingiu todas as regiões.

Houveram registros de queda de árvores, granizo, raios e falta de energia elétrica por todas as regiões da capital paulista, tudo enquanto em alguns bairros, os moradores ainda estão sofrendo pelo apagão do início do mês, também causado por chuvas fortes.

A tempestade veio no final da tarde, com bem cara de verão, após um calor totalmente intenso durante todo o dia, que atingiu a marca de 36°, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo. Em Parelheiros, no extremo sul da capital, a sensação térmica foi de 40,6°C.

De acordo com o portal Metrópoles, o CGE relata que houve até um  transbordamento do Córrego Lageado, no Itaim Paulista, na zona leste, e no Córrego do Morro do S, no Campo Limpo, na zona sul. Às 19h45, havia alerta para o risco de transbordamento também no Córrego da Paciência, na região do Jaçanã, na zona norte.

Ainda por volta das 20h45, havia oito pontos de alagamento na cidade, quatro deles já estavam intransitáveis.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 25 chamados para queda de árvore e quatro desabamentos entre as 18h e as 19h35. Uma dessas árvores caiu sobre um veículo na Rua São Carlos do Pinhal, na altura do número 800, na Bela Vista, região central.

Ainda durante essa última quarta-feira, a Defesa Civil impôs o alerta para o risco de tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h, entre sexta-feira (17) e domingo (19), por todo o estado de São Paulo. Calor, umidade vinda da Amazônia e passagem de uma frente fria devem acontecer simultaneamente e são as condições perfeitas para chuva forte, ventania, raios e até granizo, como podemos observar na noite de ontem.

Em nota, a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, afirma que as fortes chuvas "atingiram parte da área de concessão da distribuidora" e "interromperam o fornecimento de energia para alguns clientes".

A região norte e os municípios de Osasco, Santo André e Cotia foram os mais afetados. A distribuidora seguirá com reforço das equipes em campo para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado", diz o comunicado.
Compartilhe  

últimas notícias