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Mobilidade

Tarcísio revela ter projeto para novas linhas de trem que unam capital e litoral paulista

Segundo declarações do governador, o novo projeto está mais próximo do que pensamos

Tarcísio revela ter projeto para novas linhas de trem que unam a capital com o litoral paulista - Imagem: reprodução Twitter I @mspbra
Tarcísio revela ter projeto para novas linhas de trem que unam a capital com o litoral paulista - Imagem: reprodução Twitter I @mspbra

Milleny Ferreira Publicado em 01/03/2024, às 11h42


Nesta última quinta-feira (29), o governador Tarcísio de Freitas declarou que tem planos para fazer a construção de novas linhas de trens que liguem a capital paulista ao interior do estado, e ao litoral. O assunto veio à tona após o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

De acordo com Tarcísio, o projeto para uma linha que conecta a capital até Sorocaba está mais próxima do que pensamos e poderá ter uma audiência ainda neste ano. Ele também afirmou que ainda nesta sexta-feira (1º) irá acontecer uma reunião sobre a ligação com São José dos Campos, e ressaltou a possibilidade de ser projetado um trem de passageiros para Santos.

Por que não fazer o São Paulo-Santos? A gente já está pensando em alternativas para fazê-lo. Estudando como vamos vencer a Serra do Mar, qual é o trecho de menor inclinação”, disse.

O governador disse que avaliou que para o governo entrar neste tipo de parceria público-privada (PPP) é necessário fôlego fiscal. Por isso, destacou que internamente a gestão trabalha em um “ajuste”, segundo o portal da CNN Brasil.

Quando foi questionado sobre o processo de arremate da nova linha de trens que ligarão a capital até Campinas, diz ver a situação de forma positiva e como um sucesso. Mesmo o leilão tendo tido apenas uma proposta contendo apenas com 0,01% de contraprestação.

Como justificativa, o governador preferiu destacar quais seriam os impasses que ainda podem ser formados devido ao alto investimento resultante do projeto, acima de R$14 bilhões. O leilão do TIC foi vencido pelo Consórcio C2, que uniu o Grupo Comporte (60%) à chinesa CRRC (40%).

O Grupo Comporte, administrado pela família Constantino, fundou a Gol Linhas Aéreas. A China Railway Construction Corporation (CRCC) é conhecida mundialmente pela sua atuação na fabricação e operação de materiais rodantes e foi a vencedora do leilão da linha.

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