Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Conjunto da Estação Júlio Prestes é tombado definitivamente pelo Iphan

Agora, qualquer restauração ou mudança na estação precisará ser autorizada previamente pelo Iphan

Conjunto da Estação Júlio Prestes é tombado definitivamente pelo Iphan - Imagem: reprodução  Instagram@da.frias
Conjunto da Estação Júlio Prestes é tombado definitivamente pelo Iphan - Imagem: reprodução [email protected]

Lillia Soares Publicado em 29/02/2024, às 15h15


Na noite desta última quarta-feira (28), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu por unanimidade aprovar o tombamento definitivo do conjunto da estação Júlio Prestes, localizada no centro de São Paulo.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Iphan (@iphangovbr)

Assim, o local, que foi aberto em 1930, agora está sob proteção federal, o que significa que está protegido contra qualquer forma de dano, demolição ou alteração. Qualquer restauração ou mudança na estação precisará ser autorizada previamente pelo Iphan.

Conforme informa o G1, o conjunto, parte da linha 8-Diamante da ViaMobilidade, inclui a área de acesso aos trens, o prédio principal da estação e o edifício administrativo. Além disso, abriga a Secretaria de Cultura de São Paulo e a Sala São Paulo, onde estão a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o Coro da Osesp.

O Conjunto da Estação Júlio Prestes foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes por ser uma construção monumental, exemplo máximo de uma determinada arquitetura do período. Também foi inscrito no Livro do Tombo Histórico, como a materialização de uma forma de pensar a questão econômica, com intervencionismo estatal, que fugia dos padrões do liberalismo clássico, o que era uma novidade na forma de pensar da década de 1920 no Brasil”, informou o Iphan.

De acordo com o órgão responsável, o pedido para proteger a estação foi feito em 1997 pelo então secretário estadual de Cultura, Marcos Mendonça. No entanto, só em outubro de 2022 foi concedida uma proteção temporária para a estação.

Compartilhe  

últimas notícias