O projeto ferroviário será concedido à iniciativa privada em novembro
Nathalia Jesus Publicado em 17/04/2023, às 08h56
No fim do mês passado, o governo de São Paulo lançou o edital do Trem Intercidades (TIC), que tem como objetivo ligar a capital paulista a cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, em até 1 hora.
O projeto ferroviário será o primeiro de média velocidade do Brasil - mais de 10 anos depois do trem-bala Rio-São Paulo ser declinado -, a linha poderá chegar em até 150 km/h. Os custos do Trem Intercidades são projetados em R$ 12,5 bilhões e fez parte das campanhas dos governadores João Doria e Rodrigo Garcia.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador do estado, prometeu um leilão do projeto para a iniciativa privada no dia 20 de novembro deste ano.
A viagem do expresso que ligará São Paulo (estação Barra Funda) a Campinas deve durar entre 61 e 64 minutos de acordo com os estudos do governo. O projeto contempla apenas uma parada, em Jundiaí. A velocidade do trem pode chegar a 150 km/h, mas a média será de 96 km/h.
A previsão é que, em 2031, composições com capacidade para cerca de 800 passageiros em assentos marcados estejam completando o percurso de 96 quilômetros em pouco mais de 60 minutos, a uma velocidade de até 150 quilômetros por hora, com uma única parada em Jundiaí, segundo informações do jornal O Globo.
Conforme indicaram as análises do governo, a viagem completa custará no máximo R$ 64 para cada passageiro. Uma passagem rodoviária entre São Paulo e Campinas atualmente custa em média de R$ 41. No entanto, há a possibilidade de que haja descontos para passageiros frequentes e outras promoções.
A concessionária poderá oferecer modalidades de assentos diferentes com preços distintos, desde que transporte 800 passageiros por viagem durante a hora e pico, segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
O projeto também inclui o Trem Intermetropolitano (TIM), que liga as cidades e Campinas e Jundiaí, e a revitalização da Linha 7-Rubi da CPTM.
O Trem Intercidades vai compartilhar a mesma linha hoje operada pela Linha 7-Rubi da CPTM, mas haverá a construção de novas linhas em parte dos trechos. Hoje, a linha 7 divide a mesma linha com trens de carga operados pela MRS Logística, que terá de construir uma nova linha paralela para seus vagões entre Barra Funda e Jundiaí.
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