Diário de São Paulo
Siga-nos
Tempo

SP tem recorde de chuva para outubro em 80 anos, aponta Inmet

São Paulo já acumulou 1.553,7 mm de chuva no decorrer deste ano

SP tem recorde de chuva para outubro em 80 anos, aponta Inmet - Imagem: reprodução freepik
SP tem recorde de chuva para outubro em 80 anos, aponta Inmet - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 01/11/2023, às 19h15


São Paulo atingiu o maior índice de chuvas para um mês de outubro em 80 anos, de acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O Mirante de Santana, localizado na zona norte da cidade, registrou 356 mm de chuva até as 10h da manhã desta terça-feira (31/10).

De acordo com o Inmet, o recorde anterior para o mês de outubro remontava a 1969, quando São Paulo acumulou 237,9 mm de chuva na capital.

O volume de chuva registrado em São Paulo neste mês de outubro, de acordo com o histórico de medições do Inmet, superou a média mensal de 127,2 mm em surpreendentes 180%, ocorrendo em pelo menos 13 dias do mês.

Segundo informações do instituto, o recorde de maior volume de chuva em um período de 24 horas foi estabelecido na manhã do dia 9, com 86,6 mm. É importante notar que as medições do Inmet ocorrem às 10h, e esse valor é considerado para o registro diário. Isso significa que as chuvas da tarde desta terça-feira já serão contabilizadas como parte do mês de novembro.

O ano de 2023 apresenta um quadro de maior pluviosidade do que o habitual até agora. De acordo com o instituto, São Paulo já acumulou 1.553,7 mm de chuva no decorrer deste ano, o que representa um excedente de 21% (270,6 mm) em relação à média histórica para o mesmo período.

Conforme informações do portal metrópoles, o aumento significativo nas chuvas está, principalmente, relacionado aos meses de fevereiro e outubro, que excederam consideravelmente a média histórica. Em contraste, janeiro, maio, junho e julho registraram precipitações bem abaixo do que era esperado.

Além disso, em outubro, as temperaturas máximas se mantiveram 0,7°C acima da média para esse período, atingindo uma média de 27,2°C. O pico de temperatura do mês ocorreu no dia 24, com 33,7°C.

Compartilhe  

últimas notícias