Diário de São Paulo
Siga-nos
Cuidando de quem cuida

São Paulo terá 6ª Semana Municipal da Primeira Infância; veja como participar

O tema da discussão, desta vez, será "Cuidando de quem cuida"

São Paulo terá 6ª Semana Municipal da Primeira Infância; veja como participar - Imagem: Freepik
São Paulo terá 6ª Semana Municipal da Primeira Infância; veja como participar - Imagem: Freepik

Jessica Anjos Publicado em 23/07/2023, às 13h04


A Prefeitura de São Paulo irá promover a 6ª edição da Semana Municipal da Primeira Infância e conta com a parceria da UNICEF. O evento acontecerá entre os dias 1 e 5 de agosto. Desta vez, o tema da discussão será "Cuidando de quem cuida".

A programação contará com debates sobre a saúde mental de mães e paternidade ativa, além de dicutir antirracismo, prevenção às violências e efeitos da exposição precoce às telas. 

Do nascimento aos 6 anos é um dos períodos mais importantes da vida das crianças. Nessa fase, são desenvolvidos estruturas e circuitos cerebrais, além de habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas, que vão impactar quando elas forem adultas. Investir nessa faixa etária pode quebrar ciclos de pobreza e violência, e mais, reduzir desigualdade social.

"É nessa etapa da vida que devemos intervir para assegurar oportunidades iguais a todos. Para isso, não basta olharmos para as crianças de forma isolada. Precisamos olhar para as famílias e sua rede de apoio, daí a necessidade de discutirmos o tema na perspectiva dos responsáveis pelo cuidado, desde as famílias até os profisisonais envolvidos no seu processo de desenvolvimento", comenta o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A abertura oficial do evento será no dia 1˚ de agosto, das 9h às 13h, no Centro Cultural em São Paulo. O segundo dia, será na Praça das Artes, no dia 2 de agosto, das 9h às 13h. O terceiro será feito no auditório da Faculdade de Direito da USP, no dia 3 de agosto, das 9h às 13h. A sequência de palestras se encerram com uma apresentação do Plano Municipal pela Primeira Infância - mostrando dados do projeto.

No dia 4 de agosto, será inaugurada uma Bebeteca municipal, além de dispor de atividades em unidades da rede municipal de ensino, assistência social e saúde. Essas atividades também englobam o evento.

Para participar presencialmente, pais e responsáveis devem preencher um formulário online clicando aqui. Porém, se não quiser ir presencialmente, todas as discussões serão transmitidas pelo YouTube, ao vivo, na página Primeira Infância PMSP e terão interpretação em libras.

Compartilhe  

últimas notícias