Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia Mundial Do Tabaco

São Paulo promove campanha de conscientização e oferece tratamento gratuito contra tabagismo

São Paulo combate o tabagismo oferecendo tratamento gratuito e alertando riscos à saúde no Dia Mundial Sem Tabaco

Tabagismo traz inúmeros danos à saúde - Imagem: Reprodução / Freepik
Tabagismo traz inúmeros danos à saúde - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 31/05/2024, às 12h19


O tabagismo é uma das principais preocupações em saúde pública, sendo responsável por inúmeras doenças evitáveis, como o câncer de pulmão. Em São Paulo, nos últimos 14 meses, mais de 25 mil procedimentos ambulatoriais foram registrados apenas por essa doença relacionada ao tabaco.

A Lei Antifumo, em vigor há 15 anos no estado, foi uma medida fundamental para a redução do tabagismo passivo, protegendo não fumantes dos riscos da exposição à fumaça do cigarro. No entanto, os desafios persistem, e a conscientização continua sendo essencial.

Além dos danos evidentes à saúde, como aumento do risco de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, o tabagismo passivo também apresenta riscos, afetando especialmente bebês e crianças, que são mais vulneráveis.

Uma novidade na luta contra o tabagismo é a proibição dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) pela Anvisa. Apesar do apelo para que sejam menos prejudiciais, evidências mostram que são igualmente nocivos, especialmente para os jovens, que representam a maioria dos usuários.

Para combater o tabagismo de forma mais abrangente, São Paulo instituiu recentemente a Política Estadual de Controle do Tabaco, fortalecendo ações de prevenção e tratamento. O SUS oferece tratamento gratuito em diversas unidades de saúde, com acompanhamento especializado e terapia medicamentosa. Para encontrar os locais de tratamento, clique aqui.

Compartilhe  

últimas notícias