Diário de São Paulo
Siga-nos
Fumaça

São Paulo permanece 4 dias seguidos com a pior qualidade de ar no mundo

Consequências na saúde envolvem tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta e cansaço

Consequências na saúde envolvem tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta e cansaço - Imagem: Reprodução / BlueSky / @lucgc.bsky.social‬
Consequências na saúde envolvem tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta e cansaço - Imagem: Reprodução / BlueSky / @lucgc.bsky.social‬

Gabriela Thier Publicado em 12/09/2024, às 17h05


Entre as 120 grandes cidades monitoradas pelo site IQAir da Suíça, São Paulo apresentou a pior qualidade do ar no mundopelo quarto dia consecutivo nesta quinta-feira (12). O índice de poluição foi de 170, o segundo pior da semana. Superou cidades como Kinshasa (152), no Congo, e Carachi (151), no Paquistão.

Na quarta-feira (11), a cidade de São Paulo chegou a um ponto máximo de 183 no índice. A segunda e a terça-feira registraram 160 e 158, respectivamente. A IQAir, que se especializa em tecnologia da qualidade do ar, usou dados de estações operadas por governos e instituições de pesquisa para classificar a poluição.

A alta concentração de material particulado, como a fumaça das queimadas, em suspensão, que é agravada pela falta de chuvae pelos ventos fracos, causa baixa qualidade do ar. Esse problema afeta principalmente idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, com sintomas como tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de cansaço.

Compartilhe