Medida afeta 81 parques estaduais e visa combater incêndios florestais
Sabrina Oliveira Publicado em 12/09/2024, às 09h40
O governo de São Paulo decidiu prorrogar, até o dia 29 de setembro, o fechamento de 81 Unidades de Conservação em todo o estado. A medida foi anunciada após uma reunião do gabinete de crise, que avaliou o aumento do risco de incêndios florestais nas próximas semanas, em função das condições climáticas desfavoráveis. Desde o início do mês, os parques estaduais estão fechados como parte de uma estratégia para proteger as áreas de preservação ambiental e reduzir as chances de queimadas.
Entre as unidades afetadas estão o Parque Estadual de Campos do Jordão e o Parque Estadual da Cantareira, que, apesar da suspensão das atividades, permanecem parcialmente abertos com restrições. O diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, destacou que a decisão é fundamental para a preservação da biodiversidade e a segurança dos visitantes:
Essa medida, embora temporária, é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos. Nossos profissionais estão trabalhando intensamente para evitar novos focos de incêndio e proteger essas áreas de preservação", afirmou.
Além da prorrogação do fechamento, o governo estadual também liberou recursos de quase R$ 6 milhões para reforçar o monitoramento e o combate a incêndios. Parte desse valor será destinada à contratação de serviços de aeronaves para a fiscalização das áreas mais vulneráveis, além de um aumento de 80% no efetivo de bombeiros civis, que agora conta com 102 profissionais dedicados exclusivamente à tarefa.
Confira a lista completa de unidades que serão fechadas:
Leia também
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
VINGANÇA! Homem é preso por matar assassino da esposa
Quem é a 'cinquentona' do OnlyFans que faz sucesso só gravando pornô com mulheres?
VÍDEO - mulheres que faziam sexo no meio da praia são atingidas por areia
São Paulo terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
São Paulo terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Brasil é hexa campeão na Copa do Mundo de Futsal
Mulher cai em buraco escondido por santinhos no interior de São Paulo
Homem é baleado em São Carlos; polícia já está com o suspeito
Marçal tem nova conta no Instagram derrubada em menos de 5 horas