Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança Pública

Prefeitura lança app "Botão AlertaSP" para atender mais de 8 mil escolas em casos de emergência

A ferramenta foi lançada nesta quarta-feira (19), pelo prefeito Ricardo Nunes

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) em evento de lançamento do "Botão AlertaSP" - Imagem: divulgação/Prefeitura de São Paulo
Prefeito Ricardo Nunes (MDB) em evento de lançamento do "Botão AlertaSP" - Imagem: divulgação/Prefeitura de São Paulo

Mateus Omena Publicado em 19/04/2023, às 17h59


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lançou nesta quarta-feira (19) o aplicativo "Botão AlertaSP", como parte do programa Proteção Escolar de Cultura e Paz.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A ferramenta prevê o atendimento imediato em 8 mil escolas das redes pública e particular da cidade de São Paulo ao ser acionado em situações de emergência e perigo. O acesso ao botão será restrito aos profissionais das unidades de ensino.

"Este é mais um dispositivo para que os funcionários das escolas possam se comunicar rapidamente com a nossa Guarda Civil Metropolitana, em um serviço integrado. Nós temos muita fé de que este aplicativo não precisará ser utilizado, mas eventualmente, se for necessário, a comunicação será direta com a GCM e a PM [Polícia Militar] mais próxima da unidade escolar", explicou o prefeito Ricardo Nunes.

Segundo o político, o aplicativo estará disponível a partir de amanhã e é composto por um botão chamado "AlertaSP". Depois da realização de cadastro, o usuário poderá ser acionado para ocorrências de emergência e violência nas instituições de ensino.

Em seguida, a Prefeitura de São Paulo também disponibilizará um botão físico, que começará a ser distribuído em 15 dias.

"O nosso grande esforço e a nossa grande missão é fazer de tudo para evitar que seja acionado o botão Alerta SP. É fortalecer a nossa Cultura de Paz, é fortalecer os vínculos com a comunidade escolar", explicou Ricardo Nunes.

De acordo com o prefeito, a iniciativa pode ser expandida para fora de São Paulo. "Estamos oferecendo esta tecnologia para outros estados e municípios que queiram fazer uso".

O app será disponibilizado para a equipe gestora da escola. À princípio, o acionamento pelas unidades de ensino poderá ser realizado por 10 mil profissionais já cadastrados previamente. Na administração direta, foram cadastrados diretores de escolas, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos. Por outro lado, na rede indireta, apenas os diretores e coordenadores poderão solicitar o chamado neste primeiro momento.

Compartilhe  

últimas notícias