Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

Prefeitura de SP estuda implantar novo cartão para substituir Bilhete Único; entenda a mudança

A gestão informou que o propósito é dinamizar o serviço, além de evitar fraudes

Bilhete Único é um dos principais recursos para facilitar a mobilidade urbana em São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP
Bilhete Único é um dos principais recursos para facilitar a mobilidade urbana em São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP

Mateus Omena Publicado em 08/07/2023, às 15h32


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), declarou recentemente que o município estuda implantar a tecnologia do cartão TOP para substituir o atual sistema do Bilhete Único.

O anúncio foi feito depois que o gestor foi questionado sobre a falha generalizada ocorrida na última sexta-feira (1), em que mais de 40 mil cartões de passageiros do transporte público foram cancelados pela SPTrans.

Em nota, o órgão municipal explicou que o problema ocorreu após uma lista de nomes de usuários ter sido enviada indevidamente para a fila de cancelamento. No entanto, a falha ainda está sendo investigada.

Novo Bilhete Único?

O cartão Top foi implantado pelo governo do Estado de São Paulo há cerca de dois anos para substituir o BOM. No momento, esse recurso é utilizado para ingresso no sistema de transportes sobre trilhos - CPTM e Metrô - e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, existem pesquisas para que a mesma tecnologia seja implementada para que os paulistanos possam utilizá-los nos ônibus pelas ruas da capital paulista.

Em entrevista à Rádio BandNews FM na última quinta-feira (6), o gestor apresentou as particularidades do Bilhete Único e ressaltou sua complexidade.

“O sistema do Bilhete Único é bastante complexo. Há um período em que você pode utilizar vários ôninus, várias linhas, está integrado no sistema de metrô e CPTM. É um sistema que tem uma avaliação positiva no âmbito geral do uso, mas pode sempre melhorar? Pode melhorar”.

Ele explicou que o próposito da implantação de um novo sistema é o combate de fraudes. Segundo a prefeitura, há cerca de R$ 200 milhões anuais em golpes no Bilhete Único - e facilitar a rotina dos passageiros com novas formas de pagamento, inclusive em bancos digitais e pagamentos instantâneos. Mas, desde sua implementação, o TOP é alvo de críticas por conta das sucessivas falhas no sistema de recarga.

Compartilhe  

últimas notícias