Diário de São Paulo
Siga-nos
CRACOLÂNDIA

Polícia fecha hotéis na região da Cracolândia por suspeita de tráfico; saiba detalhes

Ação da Polícia Civil de São Paulo resulta em 14 prisões, 28 estabelecimentos interditados e 26 contas bloqueadas por envolvimento com o crime organizado

Operação na Cracolândia - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil
Operação na Cracolândia - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 13/06/2024, às 13h20


A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (13) na região da Cracolândia, no Centro da cidade, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Até o momento, a ação resultou na prisão de 14 pessoas e no fechamento de 28 hotéis e pensões suspeitos de envolvimento com o crime.

A operação, que conta com cerca de 600 policiais do Departamento Estadual de Investigação sobre Entorpecentes (Denarc), cumpre 140 mandados de busca e apreensão. Além do fechamento dos estabelecimentos, 26 contas bancárias ligadas a empresas e pessoas físicas suspeitas foram bloqueadas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, essa é a terceira fase da Operação Downtown, iniciada há aproximadamente um ano. As fases anteriores resultaram em dezenas de prisões e apreensões de drogas e dinheiro.

  • 1ª fase (14 de junho de 2023) - 22 mandados de busca e apreensão e 33 presos
  • 2ª fase (4 de junho de 2024) - 13 mandados de busca e apreensão, 5 presos e 43 mil reais apreendidos
  • 3ª fase (13 de junho de 2024) - 140 mandados de busca e 12 prisões

O objetivo da operação, segundo Derrite, é desarticular esquemas de lavagem de dinheiro do crime organizado no centro da cidade. "Estamos conseguindo juntar as peças do quebra-cabeças e comprovar que o PCC está usando o tráfico de drogas para lavar dinheiro", afirmou o secretário.

Durante a entrevista, realizada na frente do departamento, Derrite ressaltou que a operação não visa apenas apreender drogas, mas principalmente desmantelar esquemas financeiros do crime organizado. A ação foi realizada sem tumultos e continua em andamento.

Compartilhe