Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência

Pesquisa aponta aumento entre denúncias de violência contra moradores de rua

O levantamento foi realizado referente as denúncias recebidas neste primeiro quadrimestre do ano de 2024

Pesquisa aponta aumento entre denúncias de violência contra moradores de rua - Imagem: reprodução X I @BlogdoBG
Pesquisa aponta aumento entre denúncias de violência contra moradores de rua - Imagem: reprodução X I @BlogdoBG

Milleny Ferreira Publicado em 02/05/2024, às 10h29


Através de uma pesquisa realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) levantou o assunto sobre o aumento de violência contra pessoas em situação de rua.

Foi um aumento de 24% de violência contra moradores de rua entre janeiro e abril deste ano.

Foram cerca de 6.177 de violações identificadas através do canal de denúncias “Disque 100”, referente à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos contra a parcela dos morades de rua. Enquanto dentro do mesmo período do ano passado, foram registradas 4.962 denúncias.

De acordo com o portal da CNN Brasil, os líderes do ranking desse tipo de violência fica por conta de São Paulo e Rio de Janeiro. São Paulo ocupa a primeira posição com pelo menos 1.964 casos registrados, seguido pelo estado fluminense está em segundo lugar com 696 suspeitas da violação contra a população de rua.

Vale ressaltar que os casos de violação são todos aqueles que envolvem agressões físicas, maus tratos e torturas psicológicas, segundo o próprio Ministério dos Direitos Humanos.  

O Disque 100 é um serviço gratuito com funcionamento em 24h, o canal serve para receber quaisquer tipos de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

Compartilhe