Diário de São Paulo
Siga-nos
Cultura

Museu da Vacina é inaugurado em São Paulo

O espaço cultural é o 1º da América Latina dedicado exclusivamente ao tema

Museu da Vacina é inaugurado em São Paulo - Imagem: reprodução Freepik / TV Globo
Museu da Vacina é inaugurado em São Paulo - Imagem: reprodução Freepik / TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 07/03/2023, às 10h32


A cidade de São Paulo ganhará nesta semana o primeiro museu da América Latina dedicado exclusivamente à vacina. O equipamento cultural faz parte do Parque da Ciência, do Instituto Butantan, e será aberto ao público amanhã, na quarta-feira (08).

Nesta terça-feira (07), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou da cerimônia de inauguração do Museu e chamou a atenção ao posar ao lado do famoso Zé Gotinha, Símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Valeu, Zé Gotinha", disse o governador ao chegar no local.
tarcisio-freitas-ze-gotinha.
Ao lado de Zé Gotinha, governador de SP inaugura Museu da Vacina em SP / Imagem: reprodução g1

Em discuros, durante o evento de inauguração, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, lamentou a queda da cobertura vacinal nos últimos anos e comento sobre a importância do museu.

"Infelizmente, de 2015 para cá temos tendo queda cobertura vacinal estado só. Nós, que já fomos referência no mundo, com índices acima de 90%, estamos com 70, 80%, correndo risco de vermos algumas forças que não tínhamos mais em nosso meio voltando ao território. Essa é a importância ado governo levar a informação correta às pessoas", iniciou ele.

Vacina ainda é, em saúde pública, o maior instrumento que nos temos entre eficácia e resultado que salva vidas", enfatizou Eleuses.

Como será o Museu da Vacina?

De acordo com o g1, a ideia do museu nasceu em 2018 e sofreu uma pausa por conta da pandemia. No espaço, os visitantes poderão conhecer de forma cronológica a evolução da ciência no desenvolvimento das vacinas (veja abaixo).

"Tem a função básica de mostrar o que é a vacina, como ela foi feita, como foi descoberta, a sua importância, a importância da vacinação e como ela pode controlar diferentes doenças que afetam a humanidade", afirmou Giuseppe Puorto, diretor cultural do Instituto Butantan, em entrevista ao Bom Dia SP.

timeline-vacina-museu-sp
O museu da vacina, no Instituto Butantan, em SP, será inaugurado amanhã / Imagem: reprodução TV Globo

O museu é totalmente tecnológico e interativo para conseguir dialogar principalmente com crianças e adolescentes. Ele foi construído na Casa Rosa, prédio que foi a primeira sede da Fazenda Butantan.

Compartilhe  

últimas notícias