Diário de São Paulo
Siga-nos
Hoje!

Manifestantes fazem protesto contra Plano Diretor na Câmara de SP; entenda

O protesto aconteceu durante reunião marcada para acontecer nesta segunda-feira (26)

Manifestantes fazem protesto contra Plano Diretor na Câmara de SP; entenda - Imagem: reprodução Jovem Pan
Manifestantes fazem protesto contra Plano Diretor na Câmara de SP; entenda - Imagem: reprodução Jovem Pan

Vitória Tedeschi Publicado em 26/06/2023, às 13h59


A Câmara Municipal de São Paulo amanheceu esta segunda-feira (26) com filas na porta e corredores lotados por manifestantes ligados a movimentos sociais e associações de bairro pedindo o adiamento da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), elaborada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Opositores ao texto defendem que a votação seja adiada, já que a versão final do projeto foi apresentada apenas na última quarta-feira (21) e não teria dado tempo para avaliar todas as mudanças propostas.

Dentre elas, o projeto de lei, que promove uma revisão do PDE vigente desde 2014, criado pela gestão do ex-prefeito e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deve aumentar o raio de verticalização em áreas próximas a estações de metrô e dos corredores de ônibus - ou seja, construir mais prédios, o que vem sendo alvo de uma série de críticas.

São Paulo não está à venda", dizem os atos contra mudanças propostas no projeto.

Além disso, a descoberta de "jabutis", como são chamados artigos incluídos em uma lei que alteram pontos de outra lei, também motivou os pedidos de adiamento. Um deles seria uma tentativa dos vereadores de isentar os estádios de Corinthians, Palmeiras e São Paulo da cobrança de Imposto Sobre Serviço (ISS).

Apesar dos protestos, a votação nesta segunda foi mantida. Confira abaixo a participação da população na audiência:

Compartilhe  

últimas notícias