Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência

Justiça de SP determina uso de câmeras por toda Polícia Militar

A decisão aconteceu após diversos casos de violência no estado

O governo do Estado de São Paulo terá 90 dias para aplicar a medida - Imagem: reprodução TV Globo
O governo do Estado de São Paulo terá 90 dias para aplicar a medida - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 15/09/2023, às 17h42


Nesta sexta-feira (15), a Justiça do Estado de São Paulo emitiu uma liminar que determina o uso de câmeras corporais em todos os agentes da Polícia Militar do estado. Além disso, foi determinado também que somente algemas devem ser utilizadas para prender suspeitos, vetando o uso de cordas, por exemplo.

De acordo com o g1, na mesma decisão, o juiz também pediu que o governo instale câmeras de vigilância nos veículos da PM. Ele deu o prazo de 90 dias para que os pedidos sejam cumpridos, em caso de descumprimento, a multa para o estado é de R$ 100 mil.

A decisão acontece após episódios de violência em São Paulo. Em junho, policiais amarraram mãos e pés de um homem negro com uma corda e o arrastaram na Vila Mariana.

"Os policiais que o detiveram aparentemente portavam, cada qual, sua algema presa ao cinturão. O fato demonstra falha, do Estado, na formação dos seus agentes de segurança", disse o juiz Josué Vilela Pimentel, ainda segundo o g1.

O juiz também citou a Operação Escudo, que deixou 30 mortos no litoral paulista após a execução do soldado da Rota Patrick Bastos Reis e do sargento aposentado Gerson Antunes Lima.

"Segundo informam as autoras, no caso narrado na inicial [Operação Escudo] os policiais teriam desligado as câmeras de filmagem dos seus uniformes, no momento da prisão, a fim de acobertar ilegalidades. Eis a urgência da medida", disse.

Compartilhe  

últimas notícias