Diário de São Paulo
Siga-nos
Operação Escudo

Número de mortos em operação no litoral de SP sobe para 22

SSP afirma que mortes ocorreram devido a reações dos suspeitos

Desde o início da Operação Escudo, autoridades confirmaram a morte de 22 pessoas - Imagem: Reprodução | Taba Benedicto / Estadão Conteúdo
Desde o início da Operação Escudo, autoridades confirmaram a morte de 22 pessoas - Imagem: Reprodução | Taba Benedicto / Estadão Conteúdo

Marina Roveda Publicado em 26/08/2023, às 19h02


O número de mortes durante a Operação Escudo, conduzida pela Polícia Militar na Baixada Santista, aumentou para 22. Essa operação foi lançada no final de julho, após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, e tem como objetivo combater o crime organizado na região. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), todas as mortes ocorreram porque os indivíduos "reagiram às abordagens" da polícia.

A operação tem sido alvo de críticas, mas o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, defendeu a ação policial, afirmando que ela está apresentando resultados positivos. Ele enfatizou que o combate ao crime organizado é essencial para proteger a população, especialmente aquelas que vivem em áreas vulneráveis.

Derrite também destacou que, de acordo com os laudos do Instituto Médico Legal (IML), não foram encontrados sinais de tortura ou abuso nas vítimas, e não houve denúncias formais nesse sentido. Ele ressaltou o apoio da população à operação e enfatizou a importância de manter a presença policial na região para combater o crime organizado.

A Operação Escudotem como objetivo conter o avanço do crime organizado na Baixada Santista e garantir a segurança da população.

Compartilhe  

últimas notícias