Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Jovem pula em rio perigoso para salvar melhor amigo e paga preço alto pela coragem

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil

A vítima foi identifiada como Kevin Orthmann - Imagem: reprodução/TV Globo
A vítima foi identifiada como Kevin Orthmann - Imagem: reprodução/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 15/03/2023, às 15h46


Um adolescente desapareceu em um rio perigoso ao tentar salvar um amigo que estava afundando na água.

O episódio aconteceu na terça-feira (14), no Rio Itanhaém, no litoral de São Paulo, informou a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo.

As outras vítimas foram salvas por um homem, no entanto o jovem, Kevin Orthmann sumiu na correnteza. O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) realiza as buscas na região.

Em depoimento, a mãe de Kevin, Jaqueline Orthmann, contou que o filho havia saído da escola, localizada no Centro da Cidade, e foi com um grupo de amigos se refrescar e pular no rio, por volta das 16h de ontem.

Ela disse que um dos adolescentes não sabia nadar e, quando os meninos chegaram na beira do rio, perceberam que este garoto tinha afundado. Em seguida, Kevin foi até o amigo para abraçá-lo e levá-lo para a superfície.

Um homem que testemunhou o incidente pulou na água para socorrer os meninos. Ele conseguiu resgatar um dos adolescentes, mas quando voltou para resgatar o Kevin, ele já havia sumido. “Tinha muita correnteza, a maré estava alta”, acrescentou a mãe.

Sofrimento

Desesperada, a mãe de Kevin admitiu que sofre por não ter notícias do filho, além de questionar sobre a falta de mergulhadores para auxiliar nas buscas. De acordo com ela, nenhum dos bombeiros entra na água, e que a procura pelo adolescente é realizada pela superfície do rio.

“Eu suplico por mergulhadores, pois o que está sendo feito não é o suficiente para encontrar o meu filho. Cada vez que a gente fica aqui, a gente entra mais em desespero. Minha vontade é entra na água para tirar o meu filho, mas ninguém deixa”, desabafou Jaqueline.

O GBMar explicou que, por questões técnicas, os profissionais estão fazendo as buscas pelo curso do rio, e não estão agindo com apoio de mergulhadores. Isso ocorre, segundo a corporação, pelo "cenário ser tecnicamente inviável, por se tratar de desembocadura de rio com influência intensa de correnteza”.
A instituição também explicou que no início da manhã desta quarta-feira (15), os bombeiros foram informados de que um pescador havia visto um corpo boiando na região do bairro Suarão.

“As equipes se deslocaram até o local e realizaram buscas por 1 hora aproximadamente e não confirmaram a informação, então retornaram para o Rio Itanhaém”.

À TV Globo, o GBMar informou que foi acionado na tarde de terça-feira (14), para um possível desaparecimento nas proximidades da ponte do Rio Itanhaém.

“De imediato foram acionadas equipes de Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (URSA) e embarcações para o local”, disse a corporação, por meio de nota.

A instituição também afirmou que quando os bombeiros chegaram ao local, verificaram que uma vítima havia sido resgatada sem grau de afogamento e outra vítima, usando calça jeans e sem camisa, havia submergido nas águas.

As equipes iniciaram as buscas, que foram interrompidas à noite e retomadas na manhã de hoje (15), com equipes de moto aquática e bote de salvamento.

Compartilhe  

últimas notícias