Diário de São Paulo
Siga-nos
CRACOLÂNDIA

Grades na Cracolândia delimitam área para usuários de drogas e trânsito

Grades delimitam área para usuários de drogas e trânsito na Cracolândia em SP, facilitando ações de saúde e segurança

Cracolândia, São Paulo - Imagem: Reprodução / X (antigo Twitter) @_market_Insider
Cracolândia, São Paulo - Imagem: Reprodução / X (antigo Twitter) @_market_Insider

Sabrina Oliveira Publicado em 21/06/2024, às 10h31


A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado instalaram grades de ferro na Rua dos Protestantes, uma área com alta concentração de usuários de drogas, na terça-feira (18). A intervenção, confirmada pelo vice-governador Felício Ramuth (PSD), criou um corredor delimitando um terço da via para os usuários e os outros dois terços para o trânsito livre de veículos de segurança e saúde, como viaturas e ambulâncias.

A ação faz parte de uma série de medidas conjuntas entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para reordenar a Cracolândia e melhorar as condições para intervenções de saúde e segurança. Segundo Ramuth, a medida busca facilitar o trabalho dos agentes de saúde e assistentes sociais, embora o tráfego ainda não esteja liberado para toda a população.

Durante a manhã, a área conta com cerca de 200 a 300 usuários, enquanto à noite o número sobe para 600 a 800 pessoas. A decisão de instalar o gradil foi tomada em reuniões semanais entre agentes estaduais e municipais das áreas de saúde, assistência social e segurança, lideradas por Ramuth. A eficácia da medida será monitorada, e ajustes poderão ser feitos conforme necessário.

Esta não é a primeira vez que a gestão municipal adota esse tipo de intervenção. Em 2022, grades foram instaladas na Praça Princesa Isabel após a migração da Cracolândia para o local. Na época, o objetivo era revitalizar a área.

Recentemente, a Defensoria Pública de São Paulo enviou um ofício à prefeitura apontando diversas violações de direitos na Cracolândia. As violações incluíam a colocação de barreiras físicas, abordagens hostis, e a ausência de saneamento básico. Em resposta, a administração municipal afirmou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na proteção e apoio dos agentes da Subprefeitura durante a limpeza urbana diária, destacando que a GCM é treinada para agir com respeito à vida e à ordem pública.

Compartilhe  

últimas notícias